Cervejaria Tupiniquim, de Porto Alegre (RS), fundada apenas em 2013, mas já consolidada como uma das mais relevantes do país. Por dois anos consecutivos (2015-2016) foi eleita "melhor cervejaria do Brasil" no concurso que precede o "Festival Brasileiro da Cerveja" em Blumenau (SC).
RED ALE
Líquido avermelhado translúcido, formando um dedo de colarinho bege e cremoso de longa persistência.
Aroma suave de malte tostado/caramelizado com sugestão leve de açúcar queimado e uma lufada de lúpulo.
Na boca, corpo baixo, carbonatação gentil e textura relativamente cremosa. O sabor mantém a discrição aromática ao pincelar nuances de caramelização e alguma tosta. Reminiscências de pão de leite na chapa precedem sutil amargor terroso. Limpa e equilibrada, tem final seco com excelente drinkability.
Gosto muito da proposta da Tupiniquim em disponibilizar algumas cervejas de sua linha (Pilsen, Helles, Weiss e Red Ale) em garrafas grandes de 1 litro. São cervejas simples, bem executadas, de ótimo custo-benefício, feitas para serem bebidas pelas massas e não apenas "degustadas" por cervejeiros nerds que buscam novas experiências a cada rótulo. Temos assim uma 'Red Ale' sem firulas, gostosa e refrescante. Super recomendo!
Por outro lado, creio que é possivel encontrar ótimas cervejas da Backer por preços bacanas. O segredo para manter essa proposta é focar na distribuição regional, não?