Com sede na cidade de Baltimore, estado de Maryland (USA), a Stillwater Artisanal Ales surgiu em 2010 quando Brian Strumke (até então um cervejeiro caseiro) decidiu comercializar suas cervejas. Por não ter fábrica própria, a Stillwater pode ser enquadrada no rol das chamadas "cervejarias ciganas". Isso significa que ela precisa alugar a fábrica de outra cervejaria ou ainda fechar parcerias para produzir seus rótulos. Sem se prender a nenhuma fábrica específica, o próprio mestre cervejeiro deste tipo de negócio viaja o mundo para executar pessoalmente suas receitas em diferentes cervejarias.
No Brasil, a Stillwater tem participado de diversos rótulos colaborativos entre os quais se destaca a "Saison de Caju", feita em parceria com a cervejaria Tupiniquim de Porto Alegre (RS). Assim, não foi uma surpresa tão grande quando em 2014 anunciaram a produção de uma cerveja exclusiva da linha Stillwater na fábrica gaúcha.
CLÁSSICA TROPICAL
A receita escolhida traz uma 'Saison' com adição de milho, arroz, açúcar demerara, polpa de manga e leveduras "selvagens" do gênero "Brettanomyces". Vale lembrar que a cerveja é uma reinterpretação tropicalizada de um outro rótulo da Stillwater chamado "Classique Postmodern Beer". A principal diferença entre as duas está provavelmente no uso da manga (apesar do rótulo brasileiro omitir o uso de arroz, milho e açúcar na lista de ingredientes).
Líquido amarelo palha, turvo. Na taça exibe alta formação de espuma branca de baixa retenção.
O aroma destaca elementos ácidos/frutados passando por lima, limão, manga e atemoia. Ao fundo, traços condimentados e discreto "funky" pincelam nuances de coentro e suor.
Na boca mostra corpo baixo e carbonatação fervilhante com suave sabor agridoce em meio a toques frutados, "funky" e condimentados. Reminiscências de lima da pérsia, manga verde e limão tangenciam notas de suor e coentro. Final seco, ligeiramente ácido, picante e amargo. Pequena adstringência pontua o retrogosto.
Saison refrescante, borbulhante e sequinha - como manda o estilo. Vale provar.