Localizada em Londrina (PR), a "Mocó 49" é uma jovem cervejaria "cigana" encabeçada pelos sócios Matheus Merp (engenheiro agrônomo) e Stefan Ropke Riepen (designer, ex- proprietário de bares). Os amigos - que dividem um apartamento (apelidado de "mocó") num prédio de número 49 - se iniciaram como 'homebrewers' em 2014 após um deles ter ido ao "Festival Brasileiro da Cerveja"de Blumenau (SC) e retornado com a ideia.
Apesar da trajetória curta, a cervejaria foi rápida em causar certo barulho, disponibilizando suas limitadas produções caseiras para a degustação pública e participando de eventos locais. A aceitação parece ter sido tão boa que já em 2015 a "Mocó 49" se tornou uma empresa. O modelo seguido para produzir em escala comercial é o de 'contract brewing', no qual se aluga a fábrica de uma outra cervejaria para executar as receitas autorais.
OURO VERDE
A concepção do rótulo veio atrelada a um projeto do SEBRAE que estimulou diversos empreendedores locais a lançar produtos relacionados à história de Londrina. Como o café foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da cidade, a Mocó 49 decidiu utilizá-lo como destaque na elaboração de uma ''Stout' com amargor de 28 IBU.
Um tanto quanto ousada, a receita substitui o tradicional malte torrado pelo café "terrara" moído e torrado num estilo francês. A brassagem contou com a participação de um barista e o café só foi adicionado ao final da fervura sob uma temperatura de 92 Cº. Toda a produção se deu nas dependências da cervejaria "Landbier" em Presidente Prudente (SP).
De coloração marrom escura, exibe média formação de creme bege de longa permanência.
Forte traço de café caracteriza o aroma remetendo a grãos torrados - quase queimados. Notas subjacentes de chocolate amargo, castanhas assadas e lúpulo conferem alguma profundidade.
O sabor acompanha o aroma, com indulgente presença de café em mares de torrefação. Nuances de cinza, chocolate e lúpulo pipocam tímidas em meio ao corpo leve de carbonatação mediana. Intenso amargor de torra enseja um final seco pontuado por uma acidez suave que remete a café verde.
O resultado é uma cerveja bem torrada, amarga, ao mesmo tempo leve e refrescante. Praticamente um café gelado. Se tiver a oportunidade não deixe de prová-la. Delícia!