Recentemente, a Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), foi adquirida pelo grupo Ambev, causando revolta entre muitos apreciadores. Ainda que seja incerto o rumo de futuras produções, muitos apostam que determinados rótulos lançados pela casa jamais serão feitos novamente. Talvez seja o caso da "Marguerite", uma 'Saison' colaborativa com a tradicionalíssima cervejaria belga "St. Feuillien".
A receita foi elaborada com a presença do mestre cervejeiro da St. Feuillien, Alexis Briol, quem esteve no Brasil para acompanhar a edição 2014 do "Mondial de La Bière" (no Rio de Janeiro) e aproveitou para dar uma esticadinha até Ribeirão Preto.
Produzida com rapadura e refermentada na garrafa, a "Marguerite" homenageia a importância das mulheres na história da cerveja belga.
Líquido turvo de coloração amarelo ovo. Na taça forma exuberante colarinho branco, denso, consistente e muito persistente.
Complexo, o aroma exibe intrincada mistura de elementos frutados, ácidos e condimentados com marcante influência da levedura. Reminiscências de abacaxi, jaca e seriguela acompanham nuances de colorau (urucu) e pimenta branca. Leve traço selvagem, remetendo à curtume, paira ao fundo. Maravilha!
Na boca, revela corpo médio de carbonatação elevada e textura acetinada. Sugestões de frutas como abacaxi, jaca e seriguela surgem ao centro, coroadas por uma acidez discreta. Notas de picles (pepino), pimenta e discreto "funky" ensejam o final agridoce, ligeiramente picante. Um característico rastro de levedura belga alcança o retrogosto. Boa 'drinkability'.
Belíssima cerveja - talvez uma das melhores interpretações de 'Saison' já feitas no Brasil. Garanta a sua enquanto durarem os estoques!