Alenda Bier Weissbier
Informações
A cerveja especial Alenda é feita de acordo com a lei de pureza Alemã de 1516, em sua composição são usados produtos de alta qualidade provenientes da Alemanha, Bélgica e República Tcheca. Nossa cerveja é preparada com água especial da Serra Gaúcha seguindo o mesmo método utilizado pelas melhores cervejarias da Bavária, no sul da Alemanha. Que é o método de fabricação Hefeweizen onde a fermentação ocorre naturalmente dentro da garrafa. Alenda é uma autêntica Weissbier e não possui nenhum aditivo ou conservante em sua fórmula, é considerada uma cerveja “viva” uma vez que não é pasteurizada, mantendo leveduras ativas que realçam seu sabor de maneira inigualável. Sua fórmula contém apenas água de alta qualidade, malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. O resultado dessa dedicação e qualidade na fabricação pode ser comprovada por sua cor originalmente turva, espuma densa, aroma frutado e sabor picante. Para aproveitar ao máximo suas qualidades recomendamos servir a cerveja especial Alenda Weiss a uma temperatura entre 7 e 10ºC.
Avaliações dos usuários
O aroma traz banana, cravo, tutti-frutti e notas cítricas.
O sabor é semelhante ao aroma. Bem maltado e com forte sabor de banana.
Detalhes
Possui um buquê muito perfumado e que se desgarra facilmente. Traz muito fenólico de cravo, tons de grama, suaves frutados de banana, tutti-frutti, tangerina e manga, notável adocicado maltado (e notas como pão, biscoito, mel) e um fortíssimo floral, bem evidente mesmo. Fermento também bem perceptível. É um conjunto sem off-flavors e muitíssimo intenso, que agrada totalmente. Traz todas as notas de uma típica German Weizen, porém distribuídas de uma maneira única, especial.
Na boca, ela não possui essa potência toda do aroma. Suas notas são mais comedidas, mas não menos marcantes. Tem-se uma base adocicada/maltada, com discreto frutado e com forte cítrico, azedinha mesmo. Amargor picante se apresenta mais ao denso final do gole, junto com traços de banana e fenóis de cravo. Retrogosto persistente, seco e adstringente, com citricidade (laranja, limão) e pão/cereal muito aparentes. É uma cerveja de corpo leve, com pouca sedosidade. Sua carbonatação é média/alta, com uma crocância macia e sparkling. Álcool muitíssimo bem inserido, sem destoar. Ótima drinkability, sendo muito saborosa, refrescante, apesar de o gole não ser tão harmonioso.
Essa Alenda Bier me surpreendeu positivamente. Por ser uma cerveja não-pasteurizada ("viva") e ter ficado quase 6 meses na minha adega, acreditei que teria inúmeros defeitos. Mas não encontrei nada significativo. E melhor ainda, verifiquei que é uma cerveja intensa e muito fiel ao estilo. Possui um aroma simplesmente magnífico. Excelente cria artesanal. Recomendo sem pudores!!!
ESPUMA: branca, alta formação inicial, mediana sustentação, mantém 1 dedo final.
AROMA: tutti-frutti, laranja, ácido, fermento, especiarias, banana.
SABOR: tutti-frutti, laranja, ácido, fermento, especiarias, banana, herbal, alta carbonatação, corpo baixo.
Visualmente essa caseira estava bem fiel ao estilo apresentando uma cor inicial amarelo-palha, totalmente translúcida, ficando, após despejar todo o fermento do fundo, parcimoniosamente turva, com a lenta descida do fermento até o fundo do copo me lembrando uma Guinness ao contrário, mudando sua cor para dourada. Sua espuma era alva, alta, passava do copo, de aspecto fofo, com uma boa sustentação para depois restar um dedo até o fim e ainda sujando as laterais. O primeiro aroma que assomou ao nariz foi o de tutti-frutti, doce de laranja e acidez. Depois foi seguido de fermento e notas de especiarias, como cravo e leve gengibre. Achei que o frutado de banana, antes levemente sentido, apareceu mais pra frente, dominando. Seu sabor seguiu com semelhantes notas aromáticas, com a acidez mais proeminente e um fundo picante e refrescante de erva (agrião ?), frutado de banana mais agressivo que no aroma, mas não de todo potente, acompanhado também de um leve suco de manga, lembrando esses sucos de caixinha. Carbonatação crocante e um corpo brando, porém não aguado. Sensação maltada mais sentida no paladar que no cheiro. Comecei dizendo que visualmente estava bem fiel estilo e termino dizendo que ela estava totalmente condizente com o estilo. Acho que foi a primeira caseira de trigo (que eu me lembre!) que me agradou plenamente.
Detalhes
No olfato, trouxe notas agradáveis de levedura, seguidas de aromas frutados e condimentados, com um certo toque de tutti-fruti.
No paladar, apresentou os sabores típicos do estilo, como banana e cravo.
É seca, ácida e picante.
Seu fim é frisante, seco e um pouco adstringente.
Possui um corpo suave e carbonatação média/alta.
Enfim, boa cerveja de trigo, leve e refrescante. Percebe-se claramente que o mestre cervejeiro a faz com esmero.
Ela não deve nada aos exemplares Bávaros.
Vale a degustação!