Detalhe da Avaliação

3.8 55
Bélgica
Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
28 de Agosto de 2013 9537
(Atualizado: 01 de Maio de 2014)
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Clássica ale trappista, a Chimay é fabricada na Abadia Notre-Dame de Scourmont, localizada na Bélgica próxima a fronteira com a França. O nome é uma homenagem a pequena cidade de Chimay que fica a poucos quilômetros da abadia. Além de cerveja, ali também se produz queijos de alta qualidade. O mosteiro foi instalado em 1850, mas as primeiras cervejas só vieram a aparecer em 1862. Entretanto foi apenas em 1948 que as tradicionais bebidas finalmente ganharam o seu afamado caráter graças a dedicação do padre Teodoro quem conseguiu isolar as cepas de leveduras ainda hoje utilizadas.

Usualmente não comercializada, a "Chimay Dorée Gold" segue a receita da cerveja menos alcoólica que era consumida pelos monges na época da construção da abadia, sendo ainda hoje oferecida a visitantes e funcionários no seu dia a dia. Desde 2007, contudo, o grande público passou a poder experimentá-la com exclusividade, em forma de chope, no restaurante/hotel oficial da Chimay - o Auberge de Poteaupré. Felizmente em 2013 a distribuição teve uma expansão, chegando em barris espalhados por cerca de 50 bares da Inglaterra e Itália. Hoje, mais acessível ainda, pode ser adquirida em garrafas até mesmo no Brasil.

Líquido amarelo pálido, translúcido de média turbidez. Na taça forma colarinho esbranquiçado de textura espessa, consistente e muito persistente. Apresentação impecável!

Aroma maravilhoso, muito puxado para o frutado com nuances florais e condimentadas. Sugestões de pera, pêssego, damasco e abacaxi enroscam-se a leve fenólico de pimenta do reino seguido por pinceladas de levedura. Primoroso.

No paladar recai leve e refrescante com grande crocância e elevada 'drinkability'. Suave esterificação trás lembranças de pera, cidra e damasco que se projetam no palato acompanhadas de moderado amargor herbáceo com ecos de erva cidreira. O final seco e frutado resgata a sutil pegada do fermento pontuada por notas esparsas de pimenta. Suave amargor cítrico/condimentado no 'aftertaste' ensejam a vontade do próximo gole.

O mais próximo que os belgas podem chegar de uma 'session beer' pra frade nenhum tropeçar no terço durante a missa - verdadeira bênção. Santé!


Detalhes

Degustada em
30/Abril/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Cervejoteca Sorocaba, Sorocaba - SP
Preço
R$ 21,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

2 resultados - mostrando 1 - 2
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
17 de Maio de 2014
Boa Odimi, por isso percebi hoje porque de nunca ter visto esse rótulo nas prateleiras ou cardápios. Muito boa!!! Excelente resenha!!!!!
17 de Maio de 2014
Em resposta a earlier comment

Essa é boa demais mesmo. Quem sabe um dia no churrasco de casa a gente só tome essa! rs

Valeu!
2 resultados - mostrando 1 - 2