A De Halve Maan é uma cervejaria independente localizada na cidade belga de Bruges. Segue breve história:
Desde 1564 há registros de uma cervejaria chamada "Die Maene" (ou "a lua") em Bruges. Mas foi somente em 1856 que Leon Maes (também conhecido como Henri I) comprou a propriedade onde funcionava tal cervejaria. Assim, com a ajuda de seu tio, implementou ali uma nova fábrica e a batizou de Brouwerij De Halve Maan ("cervejaria meia lua"). Ao longo dos anos a empresa passou de pai para filho até chegar aos dias de hoje, sob o comando da sexta geração.
BRUGSE ZOT DUBBEL
Belgian Dubbel feita com seis variedades de malte e lúpulo Saaz.
Líquido de coloração marrom avermelhada, permitindo pouca passagem de luz. Na taça, forma dois dedos de creme bege escuro, denso, consistente e persistente.
O aroma traz malte caramelizado, ligeiramente tostado, acompanhado por nuances frutadas e condimentadas. Nesse sentido, reminiscências de açúcar mascavo e bolo de chocolate precedem notas de pera, ameixa, além de discreto apimentado.
Na boca mostra corpo médio-alto, textura cremosa e carbonatação intermediária. À exemplo do aroma, toques de chocolate e mascavo, bem como suave tostado, marcam o sabor; sugestões moderadas de pera e ameixa despontam ao fundo. Álcool quase imperceptível. Um amargor firme corta o final seco, caramelizado, condimentado, levemente frutado.
Cerveja mais que certeira - uma aula da primazia belga em se tratando do estilo!