A cervejaria Van Steenberge fica na pequena vila de Ertvelde, município de Evergem, Bélgica.
Fundada em 1784 por Jean Baptise De Bruin, foi inicialmente chamada de De Peer.
Jean faleceu cedo e sua esposa assumiu o negócio. Anos mais tarde, após a morte da esposa, a cervejaria foi herdada por um primo dela, Jozef Schelfaut, que já executava o papel de mestre cervejeiro na fábrica.
Com a morte de Jozef, a cervejaria ficou para sua filha, quem então se casou com Paul Van Steenberge, um professor de microbiologia. Em 1919, Paul mudou o nome da cervejaria para Bios. Seu filho e, mais tarde, seu neto, foram os herdeiros posteriores. Em meados de 1960 a cervejaria finalmente recebeu o nome da família: Van Steenberge.
Hoje, sob o comando da sétima geração, a empresa exporta para diversos países do mundo.
LINHA AUGUSTIJN
Os rótulos da linha Augustijin têm origem em cervejas feitas desde 1295 por monges do Monastério dos Augustinianos na cidade de Ghent. Em 1982 a produção foi terceirizada, ficando a cargo da Van Steenberge. As três leveduras utilizadas nas receitas são ainda as mesmas empregadas pelo monges.
GRAND CRU
Belgian Golden Strong Ale feita com malte de cevada, açúcar, arroz e lúpulo.
Líquido translúcido cor de ouro velho. Na taça, forma aquele espumão branco belga lindo: consistente, denso e persistente.
Aroma predominantemente frutado e fenólico, com herbal, já um pouco fraco, ao fundo. Notas de pera e maçã surgem em primeiro plano em meio a toques apimentados.
De corpo médio e carbonatação pulsante, ao paladar traz pera, maçã e pimenta seguidas por sutil dulçor maltado. Álcool algo picante, porém sem incomodar. Um amargor firme corta o final seco, frutado, herbal e condimentado. "Drinkability" mediana.
Faltando pouco mais de um mês para o vencimento, o que se tem é uma BGSA com lúpulo já meio cansado, mas, mesmo assim, muito boa.