A cervejaria Van Steenberge fica na pequena vila de Ertvelde, município de Evergem, Bélgica.
Fundada em 1784 por Jean Baptise De Bruin, foi inicialmente chamada de De Peer.
Jean faleceu cedo e sua esposa assumiu o negócio. Anos mais tarde, após a morte da esposa, a cervejaria foi herdada por um primo dela, Jozef Schelfaut, que já executava o papel de mestre cervejeiro na fábrica.
Com a morte de Jozef, a cervejaria ficou para sua filha, quem então se casou com Paul Van Steenberge, um professor de microbiologia. Em 1919, Paul mudou o nome da cervejaria para Bios. Seu filho e, mais tarde, seu neto, foram os herdeiros posteriores. Em meados de 1960 a cervejaria finalmente recebeu o nome da família: Van Steenberge.
Hoje, sob o comando da sétima geração, a empresa exporta para diversos países do mundo.
LINHA AUGUSTIJN
Os rótulos da linha Augustijin têm origem em cervejas feitas desde 1295 por monges do Monastério dos Augustinianos na cidade de Ghent. Em 1982 a produção foi terceirizada, ficando a cargo da Van Steenberge. As três leveduras utilizadas nas receitas são ainda as mesmas empregadas pelo monges.
BLOND
Belgian Blond Ale elaborada com malte de cevada, açúcar, arroz e lúpulo.
Líquido translúcido de coloração amarela escura. Servido, forma bela camada de espuma fofa, esbranquiçada, de longa duração.
O aroma entrega notas de laranja cristalizada, damasco seco e discreto cravo junto a leve malte açucarado.
De corpo médio e carbonatação pulsante, seu sabor acompanha o aroma, com suave dulçor maltado, sugestões de damasco seco, casca de laranja cristalizada e sutil cravo. Álcool pouco perceptível. Um amargor moderado puxa o final equilibrado, meio frutado e condimentado.
Boa cerveja, porém cara demais no Brasil. Paga-se muito menos na Leffe Blond para experiência similar.