Detalhe da Avaliação

3.5 80
Bélgica
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
05 de Fevereiro de 2009 14089
(Atualizado: 07 de Janeiro de 2022)
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
10/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A Brouwerij Boon é uma importante cervejaria belga situada em Lembeek - vilarejo pertencente ao município de Halle a 20 quilômetros de Bruxelas. Fundada por Frank Boon em 1975, ela é quase que exclusivamente voltada à produção de Lambics, Gueuzes (e suas respectivas versões com frutas), assim como também fornece mosto e engarrafamento para marcas que fazem blends autorais, mas não dispõem de fábrica própria.

Apesar da empresa ser relativamente recente, fato é que a cervejaria em si existe há muito, mas muito mais tempo. Registros apontam que a produção de cervejas tem ali ocorrido desde 1680, quando ainda era um sítio. Quando o então jovem Frank Boon comprou a cervejaria, esta tinha o nome de De Vits.

Graças a modernização dos processos, produção em escala e consistência, foi fundamental o papel da cervejaria Boon no resgate e difusão do estilo Lambic e seus correlatos.

GEUZE MARIAGE PARFAIT 2006

O rótulo traz um blend composto por lambics envelhecidas durante três anos em tonéis de carvalho francês acrescido de uma pequena porcentagem de lambic jovem. Receita "raíz" sem adição de açúcar, não filtrada e não pasteurizada.

Vale lembrar que o ano da safra (2006) se refere à colheita dos grãos e não ao envase. Para se descobrir a data de envasamento, deve-se subtrair 20 anos a partir da data de validade. Desse modo, concluo que a presente unidade deve ter sido engarrafada no dia 26 de janeiro de 2010.

Líquido âmbar escuro, moderadamente turvo. Na taça, forma uma camada estreita de espuma esbranquiçada de baixa retenção.

Só de abrir a garrafa um perfume incrível, lembrando rosas, invadiu o ambiente! Extremamente complexo, há um pouco de tudo aqui: frutas como maçã madura, damasco e pera, muita amêndoa, nuances florais, algo de pimentão, algo de madeira. Suave couro e ácido lático complementam o aroma. Simplesmente espetacular.

Na boca mostra corpo médio e reduzida carbonatação. Sem a mesma extravagância aromática, o sabor traz notas de amêndoas, pimentão e pera entre toques "funky" e acidez bem domada. A percepção alcoólica é mínima. Significativa presença de taninos enseja o final super seco, razoavelmente fenólico e ácido. O caráter distinto do carvalho marca o retrogosto por alguns segundos.

Cerveja esplêndida (uma das primeiras do estilo a chegar no Brasil e, talvez, por isso, subvalorizada). Recomendo demais para quem já aprecia, ou até mesmo deseja conhecer uma Gueuze.

Detalhes

Degustada em
07/Janeiro/2022
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Boon Oude Geuze Mariage Parfait
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .