A Fantôme é uma pequena cervejaria belga localizada em Soy, região da Valônia. Fundada em 1988 por Dany Prignon, sua produção é exclusivamente voltada para as variações do estilo 'Saison'.
Reza a lenda que o fantasma de uma condessa chamada Berthe de La Roche costuma rondar as ruínas de seu antigo castelo na cidade vizinha de La Roche-en-Ardenne. Daí veio a inspiração para o nome "Fantôme", que significa "fantasma".
TONKA FROM BELÉM
Rótulo de tiragem única desenvolvido em parceria com o brasileiro André Junqueira da cervejaria paranaense Morada Cia Etílica. Trata-se de uma 'Saison' feita com três tipos de grãos, lúpulos "Nugget" e as especiarias/ervas da Amazônia: jambu, cubeba, iquiriba, puxuri, cumaru (internacionalmente conhecido como "fava tonka") e amburana.
Líquido turvo de coloração amarelada. Na taça, forma vasta camada de espuma esbranquiçada densa, consistente e muito resistente.
Aroma adocicado, trazendo notas maltadas, frutadas, forte presença de especiarias e acidez discreta. Frente a profusão de ingredientes desconhecidos presentes na receita, posso apenas dizer que remete à coisas como marshmallow, erva-cidreira, abacaxi maduro, erva-doce e camomila.
Na boca tem corpo médio, textura cremosa e sensação frisante. Nuances frutadas e significativo dulçor maltado correm em apoio ao protagonismo das especiarias. Toques picantes que lembram gengibre acompanham sugestões de abacaxi, cajá, erva-cidreira, hortelã e erva-doce. Álcool aonde? Moderado amargor e uma adstringência firme "enxugam" bem a doçura, entregando um final terroso/condimentado repleto de especiarias a persistir no retrogosto. Excelente 'drinkability'.
Cerveja diferente, mas muito bem estruturada. Vale a pena conhecer!