De Ranke Saison de Dottignies
Informações
Este é o mais novo rótulo da família De Ranke. A primeira cerveja feita na Bélgica com "wet hops", ou seja, utiliza na receita as flores de lúpulo, recém-colhidas e não processadas. Por essa razão é chamada de harvest beer (cerveja de colheita) ou farmhouse ale. O lúpulo utilizado para fabricá-la foi colhido no início de setembro de 2009 e misturado à receita horas depois, no dia 4 de setembro do mesmo ano. A primeira impressão é um sabor impactante de lúpulo e a cor verde e herbal da planta. Uma combinação singular, que exalta o gosto do mais puro lúpulo de Hallertau. A Saison de Dottignies comemora os 15 anos da De Ranke e, por essa razão, é um exemplar de produção limitada, que nunca mais será feito pela dupla de mestre-cervejeiros.
Avaliações dos usuários
Aroma caramelo, floral e panificação
Sabor levemente acido e picante, caramelo, frutas cítricas e um pouco de fumaça, retrogosto levemente amargo e seco, muito bem equilibrada e cheia de sabores.
Detalhes
Aroma com bastante pão, levedura belga, feno e lúpulos herbáceos.
Sabor picante com notas de laranjas, levedura picante, lúpulos herbáceos, toronja e limão siciliano. Retrogosto seco e amargo.
Corpo de leve a médio com carbonatação um tanto efervescente.
Uma Saison lupulada e picante com notas assertivas e nuances frutadas. Original e interessante.
Ap.3,75 Ar.3,25 Sab.4 Sens.4 Cj.4
Cor: Alaranjada translúcida.
Creme: Boa formação de creme branco que mantém uma camada persistente por toda a degustação, com marcas na taça.
Aroma: Floral, herbal, leve especiarias, frutado de limão.
Sabor: Leve maltado inicialmente, seguido de um paladar condimentado e amargo com floral que passa a persistir ao longo do gole. O final é amargo, floral, herbal, seco e persistente, trazendo até uma certa adstringência no retrogosto capaz de secar os lábios. Refrescante e de boa drinkability, boa breja.