Detalhe da Avaliação

4.4 2
Eggenberg Samichlaus Barrique
Áustria
Mauro Ruellas
Mauro Ruellas
07 de Fevereiro de 2022 1157
(Atualizado: 30 de Abril de 2023)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
10/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
Localizado ao norte da Áustria, povoado de Vorchdorf, entre as cidades de Salzburgo e Linz, o Castelo de Eggenberg (Schloss Eggenberg) tem origem no século XII, vindo a produzir cerveja desde meados do século XIV. Entretanto, só em 1681 (quando a propriedade, então pertencente a um Monastério, foi vendida) é que a produção passou a ser comercializada. Em 1803 a família Forstinger-Stöhr tornou-se responsável pela cervejaria do castelo e hoje, em sua sétima geração, segue comandando os negócios.

A Samichlaus ("São Nicolau", no dialeto suiço-germâncio - "Papai Noel" no Brasil) é uma cerveja de produção limitada, fabricada anualmente apenas no dia 6 de dezembro (Dia de São Nicolau). Se fôssemos enquadrá-la em um estilo, ela seria uma espécie de "Triple Bock", pois é ainda mais forte do que uma Doppelbock. Durante muitos anos, inclusive, carregou a fama de ser a lager mais alcoólica do mundo. Sua produção envolve duas fermentações (a primeira até atingir 9% e depois recebe uma segunda levedura para atingir os 14%). Além disso, envelhece em tanques por 10 meses antes de ser engarrafada.

Vale ainda lembrar que a Samichlaus é um exemplo de cerveja que já foi extinta e depois ressurgiu. Lançada no fim de 1980, teve sua produção descontinuada em 1997 - ano em que a Hürlimann, a cervejaria suíça que originalmente a desenvolveu, encerrou as atividades.

Felizmente, em 2000, por iniciativa da Schloss Eggenberg, que adquiriu os direitos da marca, voltou a ser fabricada. Para isso foram contratados mestres cervejeiros da antiga cervejaria Hürlimann, de modo que a receita original fosse preservada.

BARRIQUE LIMITED EDITION - 2017

Versão da Samichlaus envelhecida - não em tanques - mas sim em barris de carvalho proveniente da floresta de Wienerwald (conhecida como Vienna Woods), próxima à capital austríaca. Tais barris são usualmente destinados à produção de whiskey ou vinho chardonnay.

*Cerveja engarrafada em outubro de 2017, o que indica que seu conteúdo foi produzido em 6 de dezembro de 2016.

** "Vencida" oficialmente em outubro de 2022.

De coloração âmbar escura, forma uma camada fina e efêmera de espuma bege irregular.

O aroma traz um caráter profundo de caramelização junto a notas distintas de nozes, biscoito e mascavo. Lembranças de mel, coco queimado e ameixa complementam em segundo plano. Estupendo!

Na boca mostra corpo alto, textura viscosa e reduzida carbonatação. Intensa doçura de malte dá o tom do sabor: nozes, mascavo, mel, biscoito - é melanoidina a perder de vista. Coco queimado e ameixa seca surgem em toques subjacentes. Reminiscências de um vinho Porto Tawny Vintage se insinua nas entrelinhas. Aquecimento alcoólico confortante. O fina segue doce, longo, licoroso. Mel e mascavo persistem demais no retrogosto.

Cerveja genuinamente especial - praticamente um licor de cevada. Já mandei outra pra "adega" aqui em casa. Super indico!

Detalhes

Degustada em
29/Abril/2023
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Amazon
Eggenberg Samichlaus Barrique
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .