O que se esperar de uma American IPA? Aroma, muito aroma. E tratando de uma IPA que utiliza lúpulos americanos, é de se esperar uma cerveja bastante cítrica, o que infelizmente não foi a proposta desta cerveja. Praticamente não senti aroma cítrico marcante. O álcool não estava pronunciável, o IBU apresentado no menu de 55 IBU não correspondeu à minha percepção. Me pareceu bem menos amarga. A cor da cerveja estava bem legal e correspondeu bem ao estilo. Infelizmente, senti falta (no aroma) de lúpulos americanos cítricos, como o tradicional cascade. Um pouco turva. Mas é isso aí, está de parabéns, pois fazer cerveja artesanal e comercializar com esta proposta (bar super aconchegante) é para poucos. Parabéns mesmo.
- AROMA: cereais e biscoito além de caramelo com leve intensidade, o herbal também é leve e é acompanhado de açúcar mascavo e baunilha. Aquele aroma intenso de lúpulo de algumas IPAs não está presente aqui, o que é normal, pois não tem dry hop.
- APARÊNCIA: cobre profundo e um pouco turva com um lindo creme bege claro de média altura e duradouro, tem densidade e aspecto cremoso aveludado, o belgian lace é fantástico, belo e perene no pint.
- SABOR: é bem superior ao aroma, delicioso. O adocicado é leve, a acidez um pouco acima e o amargor fica entre moderado e intenso, o álcool não aparece. O retrogosto é adstringente e amargo com média duração na boca.
- SENSAÇÃO DE BOCA: o corpo é levemente licoroso e cremoso devido ao creme aveludado, tem média sensação de carbonatação e possui um aquecimento alcoólico considerável. Possui ótima drinkability.
CONJUNTO: inicialmente avaliando-se o aroma, depois aparência, sabor, sensação, a cerveja foi crescendo muito na sequência destes quesitos. Se decepcionou um pouco no aroma pela falta do dry hop, o sabor surpreendeu bastante e equilibrou a cerveja.