Cor negra com creme bege, denso e de média formação e longa duração. Aroma de baunilha, chocolate, café, torrado e paladar amargo do café torrado, super alinhada com o estilo. Apesar de adorar a Guinness, confesso que fiquei encantado com esta Irish Stout, super cremosa na boca. Média/baixa carbonatação e média drinkability, encorpada e de final amargo com retrogosto amargo e longo. Surpreendeu!
A muitos anos atrás o Pub Irlandês St. John's como outros de São Paulo, serviam a versão pressão desse chop que era muito diferente da versão lata da qual também ja tive o desgosto de provar. A versão lata era uma copia mal feita da Guinness com a capsula de nitrogênio e tudo, não sei o por que ela infelizmente não tinha o mesmo sabor do chop pressão, não tinha aquela textura de uma cerveja irish stout, era de sabor muito forte e amargo inícialmente com tons de caramelo queimado e malte deesequilibrados, aparentemente era igual a Guinness só que um pouco avermelhada.
Mas porem para salvar a avaliação desta cerveja, a versão pressão era uma supremacia, era encorpado, com coloração marrom bem escuro a negro e com a proximação da espuma formava uma finissima camada tom avermelhado, a espuma creme era denso e persistente e com baixa carbonatação. De sabor era levemente adocicada com sabores de torrefação bem moderados. Um típica cerveja irlandêsas, porém por problemas com a importadora não é mais encontrada nem na versão em lata e nem na versão pressão, porém alguns Pub uardão a chopeira da Beamish ainda em seus estabelecimentos como forma de herança de uma boa época em que esta cerveja era um páreo duro contra a Guinness no quesito chopp.