Coloração ouro escuro para âmbar, acobreada, levemente turva. Aroma alcoólico, levedura, frutas cítricas, alguma acidez. Creme bege de excelente formação e persistência. Sabor de malte bastante evidente, flores, frutas secas, caramelo, leve toffee e açúcar, bastante equilíbrio entre os mesmos, nada que se evidencie ou se sobreponha. Carbonatação aparente, média para alta, ideal. Amargor herbal no final do gole e no retrogosto, bastante elegante, equilibrando o adocicado inicial. Retrogosto maravilhoso principalmente maltado e frutado. Muito equilíbrio. Corpo médio e alta drinkability. Rendas na taça. Um espetáculo!
Piraat
Belgian Golden Strong Ale
Brouwerij Van Steenberge
Ertvelde | Bélgica
10,5 % ABV
23 IBU
Cerveja bem complexa, que passa por refermentação na garrafa, tem um aroma floral em equilíbrio com caramelo/toffee. Excelente formação de espuma bem consistente. No primeiro gole uma bomba de álcool na cabeça, mas extremamente agradável. Corpo médio/alto, sabor de malte, caramelo e frutas cristalizadas. A cada gole uma nova sensação. Excelente para dias mais frios. Ótima cerveja. Uma salva de palmas para os belgas!
Com uma coloração âmbar acobreada e turva. Possui micro sedimentos em suspensão. Sua espuma é bege clara, bem consistente, cremosa, de alta formação e longa duração brindando o degustador com uma corpagem perfeita quando servida na sua tulipa proprietária.
No aroma surgem damascos, ameixas secas, brioche, gramínea dos lúpulos belgas, cravo, coentro, pêras, uma leve acidez do abacaxi, malte doce, açúcar mascavo, alcaçuz e quiçá o mel. Todas essas sensações de forma tênue, crescente e equilibrada.
O sabor se mostra levemente adocicado pelo caramelo, toffe e açúcar mascavo com uma ligeira predominância do cravo e pela levedura temperada. Fazendo uma boa composição seguem as frutas secas, o pão tstado e o amargor herbal que balanceia com o dulçor picante do início do gole. Uma cerveja primorosa e a cerveja preferida entre os fumantes de charuto.
O retrogosto é mais alongado, digamos assim, tornar-se aos poucos seco e amargo.
O seu Corpo é completo e de média Carbonatação com uma textura grossa, aveludada. O álcool está inserido perfeitamente no conjunto apesar dos seus 10,5% abv.
Uma clássica e de personalidade cerveja do estilo Belgian Strong Ale!
A Piraat Ale é uma Belgian Strong Ale, o estilo que eu mais aprecio (sendo as darks, para mim, melhores que as golden). Foi meu primeiro rótulo no Botto Bar, e já comecei bem, pedindo essa cerva magnifica, servida on tap, numa bela taça trappista.
Cerveja de coloração acobreada turva, com microsedimentos em suspensão.
Espuma bege, bem consistente e cremosa, de alta formação e duração, dando uma belíssima apresentação, ainda mais na taça trappista (5/5).
O aroma é o carro chefe desta cerveja liberando um buquê magnifico e complexo de caramelo e frutado, de frutas negras e secas, bem como de açúcar mascavo, alcaçuz e talvez mel. No segundo plano fica mais evidente a percepção herbal/gramínea dos lúpulos belgas.
Sabor inicialmente e sobressalente do dulçor caramelado/toffe e das frutas negras e secas. Notas de açúcar mascavo /alcaçuz. No meio do gole o amargor herbal se faz presente e mescla perfeitamente com o dulçor já presente. Um conjunto primoroso.
Seus 10,5% de álcool passam bem equilibrados, sem afetar nem o aroma, muito menos o paladar e a drinkability.
Corpo denso e amanteigado.
Sem dúvida está entre as TOP!!!!!!
Falta conferir ela na garrafa.