A Antuérpia é uma cervejaria artesanal de Matias Barbosa (MG) fundada em 2009. Surgida originalmente como um brewpub em Juiz de Fora (MG), ela é fruto da iniciativa de Célio e Saulo Oliveira, respectivamente pai e filho.
A ideia para o negócio veio durante uma viagem de ambos pela Bélgica. Lá, apreciaram muitas cervejas, entre elas uma Pale Ale feita pela De Koninck - tradicional cervejaria da Antuérpia. A família, que já era do ramo de restaurantes, resolveu assim criar uma marca própria e a batizou com o mesmo nome da cidade belga.
Além de deter uma vasta linha própria, a empresa se destaca na produção terceirizada para dezenas de "cervejarias ciganas" que contratam os seus serviços.
KREMLIN
Imperial Stout maturada com chips de carvalho, elaborada com seis tipos de malte, açúcar de cana e lúpulo. 62 IBU.
De coloração preta, forma um dedo de creme marrom de média retenção.
Aroma proeminente de torrefação, com toques de pão queimado. Café, tabaco, madeira, além de leve chocolate e ameixa seca, complementam.
Na boca tem corpo alto, textura aveludada e carbonatação reduzida. Suave dulçor caramelado embala notas de café e chocolate. Sugestões de pão queimado e tabaco vêm como contraponto. Aquecimento alcoólico moderado. Um amargor firme corta o final seco, amadeirado, torrado, também algo adstringente.
O resultado é bom, mas poderia ser melhor sem seu excessivo caráter "queimado" e a leve, mas inoportuna, adstringência.