Primeira Leva

Mais
15 anos 5 meses atrás #2569 por Cristian Giudice
Criado por Cristian Giudice no tópico Primeira Leva
Galera estou me preparando para minha primeira leva, deve sair no fim do mes(espero), pois isso estou na maior duvida quanto ao tipo a ser feito. Eu particularmente prefiro cervejas mais fortes com gosto acentuado de malte entao estou tentando encontrar um estilo que se adque encaixe nessas caractericas. Ou eu poderia simplesmente, fazer uma leva pela minha propria cabeça. O que voces sugerem?
Mais
15 anos 5 meses atrás #2574 por Cristian Giudice
Respondido por Cristian Giudice no tópico Re:Primeira Leva
Estive pensando utilizar esses maltes nessas proporcoes. Como faco os calculos para og,srm,ebc, quanto de agua utilizar...Minha leva sera de vinte litros.

Malte tipo SRM EBC %
Pilsen 1,5-2,3 3-5 50%
Viena 3-3,8 7-9 30%
Carahell 20-30 20%

obrigado...
Mais
15 anos 5 meses atrás #2613 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Primeira Leva
normalmente eu recomendo fazer uma cerveja mais simples, do tipo 100% malte pilsen, com fermento para ale! isso porque vc ja vai ter um monte de complicaçoes no inicio, ateh se entender com o seu material e tecnicas...nao quebre a cabeça em uma receita especial agora!
Mais
15 anos 5 meses atrás #2615 por Cristian Giudice
Acho que vou acatar sua sugestao, vou fazer minha primeira leva uma tipo pilsen. Voce sabe onde encontro material para realizar os calculos? Quantidade de agua pra brassagem, lupulacao, lavagem do mosto?

obrigado
Mais
15 anos 5 meses atrás #2620 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Primeira Leva
olha...tem uns programinhas que vc pode procura, tipo o beersmith, mas eu nao sei te dizer onde encontra-lo agora...=/

posso te contar a 1a vez que fiz:
5kg malte pilsen
rampa unica de 65 graus por 1 hora em 20 litros de agua
filtraçao, lavagem, levei 25 litros pra fervura por 90 min
60 min 25 gramas de columbus
10 min 25 gramas saaz

vai pra fermentar a uns 20 graus com fermento ale por uma semana,
joga para fazer a maturaçao em um outro balde (nao levar o fermento que decantou) e mais uma semana paradinho.
engarrafar com 6gr de açúcar por litro de cerveja que vai ser engarrafada e esperar por no minimo mais uma semana...quando ela ja tiver gas, é soh beber ^^
Mais
15 anos 5 meses atrás #2627 por Cristian Giudice
Joao,
Estou pensando em fazer algo bem parecido com a sua, porem pensei utilizar fermento de baixa, e ficar pro uns 45 dias na maturacao, so estou na duvida do calculo do lupulo para os IBUS...
Tempo para a criação da página:0.389 segundos