Brown Ale do Botto

Mais
14 anos 8 meses atrás #16678 por Renato Todorov
Criado por Renato Todorov no tópico Brown Ale do Botto
Olá pessoal,

Acabei de comprar os ingredientes pra fazer minha primeira leva que será uma Brown Ale pra aproveitar o finzinho do inverno. A receita em questão é do Botto, peguei no blog dele.

Alguém já fez esse estilo por aqui? Tem alguma dica pra aprimorar a receita?

Segue a receita copiada integralmente do blog do Botto:

De maltes:
Pilsen - 4,1 kg (Agromalte)
Cristal claro, aproximadamente 150 EBC - 0,44 kg (comprei Carahell, era isso mesmo?)
Chocolate - 0,256 kg
Munich - 0,408 kg

Água:
30 litros de Minalba, 15 pra brassagem e 15 pra lavagem

Lúpulo:
Galena - 15 g faltando 30 minutos pro final da fervura
Saaz - 13 g faltando 5 minutinhos

Fermento:
US-56, atual S-05

Fonte: blog.bottobier.com.br/2010/04/12/minha-1...A-receita-brown-ale/

Qualquer dica é bem vinda... vamos agitar essa parte de homebrewing do fórum que está muito parada!
Mais
14 anos 8 meses atrás #17009 por Renato Todorov
Respondido por Renato Todorov no tópico Re:Brown Ale do Botto
Se alguém quiser ver segue as fotos da brassagem:

www.flickr.com/photos/akerbier/sets/72157624561844433/

A cerveja está no terceiro dia de fermentação agora...
Mais
14 anos 8 meses atrás #17010 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:Brown Ale do Botto
Opa, vi as fotos.
Sobre a moagem dos grãos, não sei se foi a foto que não tava mostrando direito, mas achei que tinha muito grão inteiro, sei lá, talvez foi a foto mesmo que não mostrou dirieto os grãos quebrados.

Sobre o vídeo da fermentação, pelo pouquinho que apareceu aí, parece que ta ferementando a todo vapor após 24hrs, isso é bom! hehe...

Agora, é só cuidar da temperatura direitinho durante a fermentação (ou torcer pra temperatura ser perto da ideal nestes dias, hehe).

Avisa como ficou o resultado final!
Mais
14 anos 8 meses atrás #17096 por Renato Todorov
Olá David,

Aparentemente não tinha muitos grãos inteiros não, talvez a foto não tenha mostrado direito mesmo, como eu não tenho ainda um densímetro não pude medir a eficiência, vamos ver se no sabor consigo sentir mais ou menos a quantidade de álcool, a leva rendeu uns 18L.

A fermentação já miou, vou deixar mais um dia pro fermento decantar e trocar pro fermentador secundário, mais uns 10 dias e passo pras garrafas. O mais difícil nesse negócio de fazer cerveja é essa espera!

Assim que eu trasfegar pro fermentador secundário vou dar uma provada na cerveja e falo aqui mais ou menos como ela tá!

[]s
Mais
14 anos 8 meses atrás #17097 por Renato Todorov
Ah, quem tá cuidando da temperatura de fermentação é o Santo Cervejeiro mesmo! Minhas medições durante a noite tem dado em torno de 20 a 22 graus, durante o dia deve subir pra uns 24, infelizmente não é o ideal mas por enquanto ainda não tenho como controlar melhor isso.

Talvez pras próximas levas eu pense em desenvolver aquelas caixas com garrafas de gelo dentro.
Mais
14 anos 8 meses atrás #17113 por João Gabriel Margutti Amstalden
Po Renato, que legal kra, parece que vc tá cuidando da breja como se fosse um filho! :laugh: To curioso pra saber o resultado. Boa sorte aí!

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Tempo para a criação da página:0.453 segundos