Boa noite Amigos,
Hoje abri a primeira garrafa de cerveja produzida por mim, passei muito tempo lendo sobre cerveja artesanal e tirei muitas dúvidas neste fórum com vocês, antes de produzi-la. Para deixar registrado, estou muito feliz em iniciar nessa antiga arte.
Gostaria de contar com a ajuda de vocês novamente, pois embora tenha procurado, não encontrei tópicos ao ponto de sanar duas duvidas que tenho. Quanto as outras, o fórum já me ajudou bastante para fazer as correções na próxima brassagem.
Minha receita era para ser uma Red Irish. Como sou cabeça dura, montei minha própria receita com a ajuda de um amigo, para que nas próximas brassagens eu possa ir ajustando para deixar como quero, menos amargo, mais doce...(Sei que isso vai demorar muito, mas quero encarar esse desafio):
Para a receita, utilizei o BeerSmith2.
Segue o que utilizei. Queria muito ter usado Carared, mas não tinha:
3,10 kg Pale Malt (Weyermann) (6,5 EBC)
0,30 kg Caramunich II (Weyermann) (124,1 EBC)
0,18 kg Caraaroma (Weyermann) (350,7 EBC)
9,25 g Target [11,00 %] - Boil 60,0 min
10,00 g Fuggles [4,50 %] - Boil 10,0 min
10,00 g Fuggles [4,50 %] - Boil 5,0 min
10,00 g Fuggles [4,50 %] - Boil 0,0 min
1,0 pkg Windsor Yeast (Lallemand #-) [23,66 ml]
Vamos ao que ocorreu no processo:
Após a moagem, os grãos me pareceram mais para fino.
A mostura foi feita a 72 graus. Não atingi a OG desejada.
OG: 16ls com 1045, era para ter ficado com 1041, ai acrescentei 1lt de agua e ficou com 10.38, então esquentei mais um pouco e deu 1043. Não quis tentar mais.
Um fato que já me chamou a atenção, foi que o teste do iodo identificou que o processo terminou a 30 minutos do início, mesmo assim, deixei terminar os 60mins.
Após a fervura a densidade ficou com :
13,5lts com 1048,5, era para ter fiado com 1,054, mas neste momento fiquei com medo de tentar corrigir e preferi deixar para ver no que ia dar. A fervura foi feita no fogão e não foi intensa.
Como não tenho como fazer o controle de temperatura, a cerveja foi fermentada por 7 dias, na temperatura entre 16Cº e 21Cº em um isopor com garrafas pet, mas o air-lock só borbulhou no segundo dia e por umas 18hrs. Toda manhã e a noite trocava as duas garrafas;
Depois passei para outro balde, para deixar maturar por mais 7 dias. A temperatura que consegui foi entre 15Cº e 19Cº, acrescentando mais uma garrafa.
Fiz o priming usando 9g de açúcar por litro e jogando direto no balde, e esperei por 7 dias para abrir a primeira garrafa. O lado bom é que nenhuma garrafa explodiu.
Ao final não ficou vermelha, mas ficou com a cor bem forte puxada para caramelo. Na próxima irei testar com malte Carared.
Bom, apesar dos diversos problemas que tive, para esses dois abaixo, não consegui respostas:
1. A cerveja só ficou com 2,45 de alcool, dos 5,3 esperados;
2. Ao abrir a cerveja, a espuma esta com o mesmo comportamento da espuma de refrigerante. Quando coloca no copo, é muito bonita, mas se dissipa em instantes.
Após a espuma sumir, ainda se pode ver pequenas bolhas subindo no copo por muito tempo.
Espero que esses meus inúmeros problemas ajudem aos cervejeiros de primeira viagem, pelo menos ao ponto de conforma-los com o pensamento, não tive tantos problemas na minha primeira vez.
Amigos, espero que possam me ajudar, e agradeço novamente pela ajuda em tópicos anteriores.