Ajuda

Mais
10 anos 3 semanas atrás #58183 por MARCELO TANGIONI
Criado por MARCELO TANGIONI no tópico Ajuda
Boa noite pessoal. Acabei de fazer meu curso de produção caseira (sou um novato no tema) e há uns 15 dias fui me aventurar a fazer uma Belgian Blond Ale. Quando fui comprar novos insumos para uma nova brassagem, notei que na minha receita original eu errei na quantidade de Lúpulo (Styrian Savinjski Golding), colocando 10gr ao invés de 30gr de acordo com a receita. Minha cerveja vai ficar muito adocicada ? Há algo que possa ser feito nesse estágio para tentar salva-la ? Obrigado
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58189 por RODRIGO MELO
Respondido por RODRIGO MELO no tópico Ajuda
E ai Marcelo blz?
Cara eu já fiz isso também, mas de propósito, o lúpulo confere amargor e aroma para tua ceva, no caso de açucares presentes, se a fermentação foi dentro do esperado, as leveduras deram um jeito nos açucares. Oque vai acontecer é que tua cerveja vai ficar com pouco amargor, mas vai depender muito de quantos litros foram para o fermentador, quanto tempo de fervura do lúpulo e quanto de alfa ácidos tem.
Espera para ver o resultado final, pode ser satisfatório.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MARCELO TANGIONI
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58199 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Ajuda
Marcelo, esse foi o único lúpulo que você colocou? Chegou a calcular quanto daria i IBU da sua cerveja com os 10g e os 30g?

Sobre ela ficar doce de mais, isso não irá acontecer, o doçura continuará a mesma. O que provavelmente você notará é que ela não terá uma bom equilíbrio, podendo ficar um pouco enjoativa depois de alguns goles. Mas pode ser que não aconteça isso também.

E infelizmente se já começou a fermentar não há nada que possa ser feito.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58200 por MARCELO TANGIONI
Respondido por MARCELO TANGIONI no tópico Ajuda
Vlw Rodrigo ! Fiz 20 litros e a fervura foi de 60 minutos...fico contente que há luz no fim túnel. mais uma vez obrigado
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58201 por MARCELO TANGIONI
Respondido por MARCELO TANGIONI no tópico Ajuda
Olá Gustavo ! Não, esse era para amargor, mas usei mais 10gr como aroma. A Receita original tinha 18.3 de IBU.
Mais
10 anos 3 semanas atrás #58208 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Ajuda
Ahh, talvez essa sua cerveja fique com uns 7 IBU então. Pode ser que fique um pouco enjoativa, mas nada demais.
Tempo para a criação da página:0.372 segundos