Estimados,
Tenho interesse no homebrew já faz algum tempo e em julho finalmente juntei recursos e investi nos equipamentos... Hoje fiz a minha primeira leva, fiquei das 15 até as 23!! heheh fiz sem pressa tranquilo, curtindo cada etapa, contundo os problemas apareceram e gostaria da opinião de vocês!
Primeiro, vamos a receita:
Blonde Ale
-4 kg malte pilsen
-8g lúpulo magnum
-1g whirfloc
-10g fermento s-04
33L de agua no total, sendo 11L brassagem, 22L lavagem
O problema começou quando, após a fervura fiz a medição no densímetro da OG e deu 1021, quando o esperado era 1043!! Pergunto, tem salvação minha cerveja, ou jogo fora e tento de novo? Quais as possíveis causas para ter dado tanta diferença??
Outro problema surgiu na hora de resfriar o mosto... Quando comprava os equipamentos não dei tanta importância para o chiller de imersão, comprei cano de cobre 1/4 e fiz um chiller na mão mesmo, logo tive muita dificuldade em resfriar o mosto, particularmente em fazer a aguá passar pelo chiller, demorando 1h e 30min para resfriar até 30°C! Pergunto, é provável que a minha "cerveja" esteja contaminada? Não tenho dúvida, meu próximo investimento será um chiller de placas! hehe
Agradeço desde já qualquer ajuda!
Vitor