Minha Primeira Leva (AJUDA)

Mais
11 anos 4 meses atrás #48713 por Vitor Colossi Branco
Estimados,

Tenho interesse no homebrew já faz algum tempo e em julho finalmente juntei recursos e investi nos equipamentos... Hoje fiz a minha primeira leva, fiquei das 15 até as 23!! heheh fiz sem pressa tranquilo, curtindo cada etapa, contundo os problemas apareceram e gostaria da opinião de vocês!

Primeiro, vamos a receita:
Blonde Ale
-4 kg malte pilsen
-8g lúpulo magnum
-1g whirfloc
-10g fermento s-04
33L de agua no total, sendo 11L brassagem, 22L lavagem

O problema começou quando, após a fervura fiz a medição no densímetro da OG e deu 1021, quando o esperado era 1043!! Pergunto, tem salvação minha cerveja, ou jogo fora e tento de novo? Quais as possíveis causas para ter dado tanta diferença??

Outro problema surgiu na hora de resfriar o mosto... Quando comprava os equipamentos não dei tanta importância para o chiller de imersão, comprei cano de cobre 1/4 e fiz um chiller na mão mesmo, logo tive muita dificuldade em resfriar o mosto, particularmente em fazer a aguá passar pelo chiller, demorando 1h e 30min para resfriar até 30°C! Pergunto, é provável que a minha "cerveja" esteja contaminada? Não tenho dúvida, meu próximo investimento será um chiller de placas! hehe

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Vitor
Mais
11 anos 4 meses atrás #48718 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Minha Primeira Leva (AJUDA)
com qtos litros vc ficou no final, no fermentador? a princípio me parece pouco malte pra qtd de água, mas depende qto vc ficou no final da fervura.

onde vc mora? q teperatura ambiente estava? em sp tenho me virado bem com um chiller de imersao de cobre q fiz. sobre contaminaçao pela demora no resfriamento acho q o risco ainda é baixo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Vitor Colossi Branco
Mais
11 anos 4 meses atrás #48721 por Vitor Colossi Branco
Acho que o meu maior problema foi com as conexões no chiller, tipo a água não passava com muita força pelo chiller.. Então, fiquei com 20L no final. Moro em florianópolis e ontem estava quente (por volta de 20°C). Hoje fiquei pensando no que eu poderia ter feito de errado, e levantei possíveis hipoteses:

1-falha em moer o grão do malte; percebi que vários grãos não foram moídos e foram inteiros pra brassagem

2-na receita não falava em recircular o mosto, no entanto eu fiz, e na primeira jarra enchida veio bastante malte moído e eu joguei fora, eu não deveria ter jogado fora esse malte moído?

Agradeço a ajuda!
Mais
11 anos 4 meses atrás #48723 por Marcelo Vodovoz
a questao da moagem pode ter influenciado sim.
veio malte na recirculação? vc está usando fundo falso? ele estava bem encaixado?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Vitor Colossi Branco
Mais
11 anos 4 meses atrás #48737 por Vitor Colossi Branco
Marcelo,

cara agradeço a ajuda! Sim, na primeira jarra que eu fiz a recirculação veio bastante malte moído.. Eu uso na minha panela bazooka.. Já fazem 3 dias que eu coloquei em um balde fermentador e nada de borbulhas no airlock... Se bem que o balde não parece estar bem fechado..
Mais
11 anos 4 meses atrás - 11 anos 4 meses atrás #48747 por Marcelo Vodovoz
q estranho, eu uso bazooka e nunca vem 1 grao. vc q fez a bazooka? nao tá com nenhum buraco mto grande?
sobre o airlock, é difícil vedar totalemnte esses baldes plásticos, o meu tbm nao borbulha. o q vc pode fazer é medir a densidade. se diminuiu é pq ta fermentando.
Ultima edição: 11 anos 4 meses atrás por Marcelo Vodovoz.
Tempo para a criação da página:0.376 segundos