[AJUDA] Densidade e Afins.

Mais
11 anos 8 meses atrás #45863 por Mário Coppini
Pessoal, boa noite,

Estou com uma pulga atrás da orelha e recorro a vocês para me ajudarem a "desvendar" . Bom, a algum tempo atrás fui fazer minha primeira leva (cerca de 1 mês e meio). Enfim, fui fazer uma American Pale Ale, e acabei por fazer uma Imperial American Pale Ale (hahahah) entendo que nesta, errei a água: Para 5kgs de malte usei 15 litros de agua e depois 12 litros de água na lavagem, ficando a densidade altissima e depois muito álcoolica.
A densidade original deu 21 brix por exemplo. (Acho que não tinah calibrado meu refratometro ainda).

Tudo bem, foi um erro, até que ficou boa e segui em frente. Agora fui brassar uma weiss. A OG deu 17 brix! sendo que o esperado foi 13 brix... só que dessa vez, usei 15L de água na brassagem e depois 17L, tendo 5kg de malte, ou seja, muito mais água e mesmo assim, rendeu a mesma quantidade de cerveja da brassagem anterior e a densidade novamente deu alta. Há alguma chance do problema ser o refratometro? aparentemente dessa weiss a densidade final deu 8,5 brix... oq carregaria o alcool denovo..

Estou indo para a terceira brassagem, mas não quero mais errar isso e não vejo outra solução visto que "carquei" água e nada...
Mais
11 anos 8 meses atrás #45870 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico [AJUDA] Densidade e Afins.
Mário, continua com pouca água na lavagem.

2.5 litros por quilo na brassagem e 1.5 vezes o total de litros da brassagem na lavagem é uma conta mais redonda pra maioria dos estilos.

Você tá usando beertools ou beersmith ?
Mais
11 anos 8 meses atrás #45871 por Pedro Fraga
Se bem que agora olhei direito sua água e, realmente, não tá muito abaixo não.
Mais
11 anos 8 meses atrás #45874 por Mário Coppini
Respondido por Mário Coppini no tópico [AJUDA] Densidade e Afins.
Pois é Pedro.. minha conta foi essa na segunda brassagem: 5,1 kgs .2,5 da 12,75 .1,5 toyal da 12,75+19,12 q da 31,8 eu usei 32L só q dividi em 15 na brassagem e 17 na lavagem...
Mais
11 anos 8 meses atrás #45876 por Pedro Fraga
Qual foi o volume final de mosto a ir pro fermentador?
Mais
11 anos 8 meses atrás #45877 por Mário Coppini
Respondido por Mário Coppini no tópico [AJUDA] Densidade e Afins.
Não sei como, mas foi 12L
Tempo para a criação da página:0.398 segundos