Pessoal, boa noite,
Estou com uma pulga atrás da orelha e recorro a vocês para me ajudarem a "desvendar" . Bom, a algum tempo atrás fui fazer minha primeira leva (cerca de 1 mês e meio). Enfim, fui fazer uma American Pale Ale, e acabei por fazer uma Imperial American Pale Ale (hahahah) entendo que nesta, errei a água: Para 5kgs de malte usei 15 litros de agua e depois 12 litros de água na lavagem, ficando a densidade altissima e depois muito álcoolica.
A densidade original deu 21 brix por exemplo. (Acho que não tinah calibrado meu refratometro ainda).
Tudo bem, foi um erro, até que ficou boa e segui em frente. Agora fui brassar uma weiss. A OG deu 17 brix! sendo que o esperado foi 13 brix... só que dessa vez, usei 15L de água na brassagem e depois 17L, tendo 5kg de malte, ou seja, muito mais água e mesmo assim, rendeu a mesma quantidade de cerveja da brassagem anterior e a densidade novamente deu alta. Há alguma chance do problema ser o refratometro? aparentemente dessa weiss a densidade final deu 8,5 brix... oq carregaria o alcool denovo..
Estou indo para a terceira brassagem, mas não quero mais errar isso e não vejo outra solução visto que "carquei" água e nada...