Primeira produção

Mais
15 anos 1 mês atrás #3075 por Lucio Bertoncello
Criado por Lucio Bertoncello no tópico Primeira produção
Segue um relato da minha primeira leva, por favor aceito criticas e sugestões.
Nome: J.O.B. 01
Tipo: American Pale Ale (APA)
Data: 15/11/2009

4,50 kg Malte Pilsen Agrária
0,5 kg Malte Vienna
17 g Lupulo Aurora (15%)
20 g Lupulo Saaz (4%)
1 pct. Fermento T-58
1 past. Whirfloc

Moagem:
Moagem dos grãos ficou a contento apesar de ficarem alguns inteiros e outros muito farelados, mas para a primeira moagem ficou bom.
Decocção:
1) 16 lts de água de fonte natural aquecidas a 53oC , misturado os maltes e descanso protéico por 35 minutos, temperatura permaneceu estável durante o processo.
2) Temperatura elevada para 68 oC para sacarificação onde permaneceu por 45 minutos, neste processo a tempratura chegou a um pico de 72 oC e retornou a 68 oC.
3) Temperatura elevada a 76 oC para o Mash Out por 10 min. Transcorreu normalmente.
Mosto transferido para uma panela com a bazooca e inicio do processo de recirculação utilizando-se uma jarra, feito o processo por aproximadamente 20 minutos e sendo bem eficiente. Lavagem do mosto com 15 lts de água a 78 oC.
Fervura:
Levado para fervura 22 lts e fervido por 90 minutos contados a partir do ponto de ebulição.
Lupagem:
A 60 min. do fim da fervura 17 g de Lupulo Aurora
A 15 min. do fim da fervura 1 pastilha de Whirfloc
A 10 min. do fim da fervura 20 g de Lupulo Saaz
Hidratação do fermento:
100 ml de água fervida e a temperatura de 25 oC adicionado o fermento T-58, e durante o processo de resfriamento do mosto mais 100 ml de mosto resfriados rapidamente a 25 oC misturados ao fermento hidratado.
Resfriamento:
Com chiler de imersão foi realizado com rapidez e eficiência, menos de 15 minutos.
Medição da Gravidade:
Com o mosto a 36 oC deu 1,064 deveria dar 1,053, correria e adicionado 1,5 lts de água mineral medido novamente a temperatura de 27 oC deu 1,056.
Fermentação:
Levado ao fermentador e inoculado o fermento que já apresentava atividade no Erlenmeyer.
4 horas após já apresentava borbulhas, e 8 horas após borbulhar intenso, agora após 18 horas o borbulhar diminuiu bastante.
Mais
15 anos 1 mês atrás #3094 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Primeira produção
vai ficar legal sua cerveja ^^, mais encorpada do que vc imaginava!
mas se sua densidade deu mais alta que o esperado, nao ha necessidade para desespero, jogue mais agua (mineral ou outra sem cloro) para diluir e pronto.
Parabéns, e bem vindo a este hobby maravilhoso que eh fabricar sua propria cerveja ^^
Mais
15 anos 4 semanas atrás #3344 por Lucio Bertoncello
Respondido por Lucio Bertoncello no tópico Re:Primeira produção
Apos 8 dias passei para o fermentador secundario, a densidade ficou em 1,014 a 20 graus, só estou em duvida quanto a calibração do meu densimetro, ja solicitei informações ao vendedor. Pretendo deixar mais 10 dias na geladeira a 0 (zero) a 5 graus e depois engarrafar. Tenho duvidas se não entrou ar durante a fermentação, tinha um leve cheiro de acido (vinagre) e senti cheiro de banana.
Mais
15 anos 4 semanas atrás #3346 por André Andreati
Respondido por André Andreati no tópico Re:Primeira produção
Será que não seria melhor para a espuma ter pulado o descando proteico? Visto que vc não usou malte de trigo ou outro com grande quantidade de proteínas...
Veja aqui no site do Botto blog.bottobier.com.br/fazendo-cerveja-2007/ ele diz que pode-se (e que é até melhor) passar direto para a sacarificação nesses casos.
Em minhas últimas produções tenho feito isso, coloco o malte com a água já acima de 65º e evito que a temperatura abaixe de 60º, a impressão que eu tenho é que houve uma melhora na espuma, não na quantidade, mas ficou mais consistente e duradoura.
Fazendo uma parada proteica longa sendo que não há maltes com grandes quantidades de proteína talvez a sua espuma fique "ralinha"...
Bom, espero que dê certo, depois conta aí como ficou!! ;)
Mais
14 anos 6 meses atrás #13143 por Luciano Pires
Respondido por Luciano Pires no tópico Re:Primeira produção
Olá pessoal, gostaria de tirar umas duvidas sobre a 1ª produção, tentei fazer uma American Pale Ale, mas primeiramente vamos aos ingredientes que usei
3 kg de malte pilsen
1,5 kg de viena
300 g de carared
15 g de Saaz
15 g de Columbus
1 pacote de US-05
Brassagem: 46ºpor 10', 56ºpor 20', 65º por 30' e 75º por 10'
Agora as considerações:
-Fiz, creio que tudo conforme os procedimentos padrões, claro que com muita dificuldade por ser a 01;
-Um ponto que fiquei com dúvida foi que após a brassagem obtive 18ºBrix, ao final antes de colocar o fermento obtive 10º Brix. Isso é um valor alto para o estilo pretendido?
-Ficou muito bonita visualmente no 1º fermentador, fermentou bem por 4 dias, mas na hora de passar para o fermentador secundário levei bomba, desperdicei muita cerveja, pois ela misturou muito e não consegui aproveitar o máximo do liquido. Como posso fazer para que isso não ocorra?
-Na hora de envasar acho que errei no acúcar e a cerveja ficou um pouco sem gás. Acho que cometi outro erro não sei em que parte do processo, só sei que ela não tem espuma nenhuma. ficou sem graça! Como posso resolver isso? a aveia é uma boa sugestão? Como devo processá-la?
-Ainda tenho ingredientes para fazer mais duas receitas desta, gostaria de saber se há algo para ser alterado para obter um resultado melhor?
Obrigado!
Pão e cerveja!!
Mais
14 anos 6 meses atrás #13145 por Marcio Rossi
Respondido por Marcio Rossi no tópico Re:Primeira produção
Olá pessoal, gostaria de tirar umas duvidas sobre a 1ª produção, tentei fazer uma American Pale Ale, mas primeiramente vamos aos ingredientes que usei
3 kg de malte pilsen
1,5 kg de viena
300 g de carared
15 g de Saaz
15 g de Columbus
1 pacote de US-05
Brassagem: 46ºpor 10', 56ºpor 20', 65º por 30' e 75º por 10'

Qual volume planejado (litros), e OG obtido?

-Fiz, creio que tudo conforme os procedimentos padrões, claro que com muita dificuldade por ser a 01;
Parabéns, nao é fácil!

-Um ponto que fiquei com dúvida foi que após a brassagem obtive 18ºBrix, ao final antes de colocar o fermento obtive 10º Brix. Isso é um valor alto para o estilo pretendido?
Como assim? Ou vc fez a medição em temperatura incorreta (deve ser a 20 graus) ou colocou água demais na lavagem do malte. Simulei sua receita, ficou com 12.1 plato antes da fervura, OG de 13.8, FG de 3.5, 14.6 SRM, 24 IBU, e 5.6 ABV. Vc tentou uma Strong Bitter, mas com menos IBU.

-Ficou muito bonita visualmente no 1º fermentador, fermentou bem por 4 dias, mas na hora de passar para o fermentador secundário levei bomba, desperdicei muita cerveja, pois ela misturou muito e não consegui aproveitar o máximo do liquido. Como posso fazer para que isso não ocorra?
Tem uma bombinha manual, vendem na Turma, muito boa pra trasfega, faz uma transferência suave e sem risco de contaminação.

-Na hora de envasar acho que errei no acúcar e a cerveja ficou um pouco sem gás. Acho que cometi outro erro não sei em que parte do processo, só sei que ela não tem espuma nenhuma. ficou sem graça! Como posso resolver isso? a aveia é uma boa sugestão? Como devo processá-la?
Quanto de açucar vc usou? Entre 6 e 8 gramas por litro é razoável. Vc ficou sem creme porque faltou carbonatação, esses maltes têm proteína suficiente para garantir um creminho, mas precisa de gás. Qto tempo de maturação? As vezes demora mais pra formar o gás, 10 ou mesmo 15 dias (já me aconteceu com uma ESB.
Tempo para a criação da página:0.428 segundos