Olá pessoal, gostaria de tirar umas duvidas sobre a 1ª produção, tentei fazer uma American Pale Ale, mas primeiramente vamos aos ingredientes que usei
3 kg de malte pilsen
1,5 kg de viena
300 g de carared
15 g de Saaz
15 g de Columbus
1 pacote de US-05
Brassagem: 46ºpor 10', 56ºpor 20', 65º por 30' e 75º por 10'
Qual volume planejado (litros), e OG obtido?
-Fiz, creio que tudo conforme os procedimentos padrões, claro que com muita dificuldade por ser a 01;
Parabéns, nao é fácil!
-Um ponto que fiquei com dúvida foi que após a brassagem obtive 18ºBrix, ao final antes de colocar o fermento obtive 10º Brix. Isso é um valor alto para o estilo pretendido?
Como assim? Ou vc fez a medição em temperatura incorreta (deve ser a 20 graus) ou colocou água demais na lavagem do malte. Simulei sua receita, ficou com 12.1 plato antes da fervura, OG de 13.8, FG de 3.5, 14.6 SRM, 24 IBU, e 5.6 ABV. Vc tentou uma Strong Bitter, mas com menos IBU.
-Ficou muito bonita visualmente no 1º fermentador, fermentou bem por 4 dias, mas na hora de passar para o fermentador secundário levei bomba, desperdicei muita cerveja, pois ela misturou muito e não consegui aproveitar o máximo do liquido. Como posso fazer para que isso não ocorra?
Tem uma bombinha manual, vendem na Turma, muito boa pra trasfega, faz uma transferência suave e sem risco de contaminação.
-Na hora de envasar acho que errei no acúcar e a cerveja ficou um pouco sem gás. Acho que cometi outro erro não sei em que parte do processo, só sei que ela não tem espuma nenhuma. ficou sem graça! Como posso resolver isso? a aveia é uma boa sugestão? Como devo processá-la?
Quanto de açucar vc usou? Entre 6 e 8 gramas por litro é razoável. Vc ficou sem creme porque faltou carbonatação, esses maltes têm proteína suficiente para garantir um creminho, mas precisa de gás. Qto tempo de maturação? As vezes demora mais pra formar o gás, 10 ou mesmo 15 dias (já me aconteceu com uma ESB.