Whirlpool x resfriamento

Mais
13 anos 8 meses atrás - 13 anos 8 meses atrás #28998 por Leonardo S.
Criado por Leonardo S. no tópico Whirlpool x resfriamento
Já vi algumas matérias, livros, sites dizendo para fazer o whirpool após o término da fervura por um ou dois minutos, fechar a tampa, deixar lá por 20min, e depois fazer o resfriamento.

Mas no meu bom senso (que não tem valor nenhum), não seria melhor após o término da fervura fazer o resfriamento até a temperatura ambiente, e depois fazer o whirpool para acúmulo do trub?

Qual é a maneira correta?
Ultima edição: 13 anos 8 meses atrás por Leonardo S..
Mais
13 anos 8 meses atrás #29012 por Gabriel Delong MIttelbach
Olha Leonardo,

Me parece também interessante o whirlpool após o resfriamento porém sempre fiz após a fervura e antes do resfriamento e sempre consegui um trub bem concentrado e aglomerado no centro.

Não seu quais seriam as diferenças entre whirlpool quente ou frio, vamos esperar por repostas de alguém mais experiente nesse assunto ;)
Mais
13 anos 8 meses atrás #29013 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Whirlpool x resfriamento
Minha duvida não é nem com relação ao whirpool quente ou frio e sim na demora para fazer o resfriamento.
Mais
13 anos 8 meses atrás #29014 por Gabriel Delong MIttelbach
Quanto ao resfriamento, o ideal é iniciar o mais rápido possível após o término da fervura.

Mas 10 ou 15 minutos de descanso para o whirlpool não fazem tanta diferença.

Uma opção, para resfriamento por chiller de imersão, seria realizar o whirlpool por 1 ou 2 minutos e iniciar o resfriamento enquanto o mosto descansa...
Mais
13 anos 8 meses atrás #29102 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Whirlpool x resfriamento
Alguém já fez o método de resfriamento com o chiller dentro do fermentador?
Mais
13 anos 8 meses atrás #29110 por MARCELO RICARDO MONICH
Leonardo, esse eu nunca vi.
Um detalhe importante é que o mosto resfriado é risco de contaminação. Então, todo cuidado é pouco.
Abraços.
Tempo para a criação da página:0.379 segundos