maturação sem controle na geladeira

Mais
9 anos 17 horas atrás #64572 por Andre Nunes
Bom dia a todos ! Gostaria de algum amigo mais esperiente me ajudasse na seguinte questão.

amanha 03/03 termino a fermentação de uma APA, fiz essa fermentação em temperatura ambiente entre 20 e 35 graus (estou em Belém do Pará). Seria possível eu maturar a cerveja na minha geladeira? Sendo que não tenho como controlar a temperatura pois ainda não comprei um termostato digital, a geladeira fica entre 08 e 12 graus mais ou menos. Desde já agradesço a ajuda dos amigos.
Mais
9 anos 16 horas atrás #64573 por Gustavo Silva
Dá pra maturar sim. Talvez você necessite de alguns dias a mais para uma boa clarificação, mas nada que seja exorbitante. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
Mais
9 anos 14 horas atrás #64576 por Andre Nunes
Opa. Mais uma vez obrigado Gustavo! Vou fazer a trasfega amanha e posto umas fotos pra vc ver !
Mais
8 anos 11 meses atrás - 8 anos 11 meses atrás #64588 por marcelo
Opa
Não sei se da tempo para mais uma sugestão, mas de qq forma aí vai:
Fermentar em temperatura tão alta vai gerar muitos off flavors... como diacetil e alcool superior (gosto forte e amargo de alcool).. vc teria que estender bem a fermentação nesta temperatura (fermentação secundaria... mais alguns dias) para o proprio fermento reabsorver boa parte destes compostos indesejados.
Apenas depois disso maturar em geladeira. A maturação naõ é tao critica qto a temperatura e no caso de uma apa tb nao é critica qto ao tempo, pois o ideal é manter o frescor do lúpulo...
Boa sorte
Abraço
Ultima edição: 8 anos 11 meses atrás por marcelo. Razão: inserir informacoes
Mais
8 anos 11 meses atrás #64589 por Andre Nunes

marcelo escreveu: Opa
Fermentar em temperatura tão alta vai gerar muitos off flavors... como diacetil e alcool superior (gosto forte e amargo de alcool).. vc teria que estender bem a fermentação nesta temperatura (fermentação secundaria... mais alguns dias) para o proprio fermento reabsorver boa parte destes compostos indesejados.
Apenas depois disso maturar em geladeira. A maturação naõ é tao critica qto a temperatura e no caso de uma apa tb nao é critica qto ao tempo, pois o ideal é manter o frescor do lúpulo...
Boa sorte
Abraço

ok vou fazer da forma que vc me indicou! posso fazer essa fermentação secundaria direto no mesmo recipiente ou posso trasfergar para outro deixando a lama para tras e depois de alguns dias colocar na geladeira?
outra questao quantos dias mais devo deixar nessa segunda fermentação?
Mais
8 anos 11 meses atrás #64590 por marcelo

Andre Nunes escreveu:

marcelo escreveu: Opa
Boa sorte
Abraço

ok vou fazer da forma que vc me indicou! posso fazer essa fermentação secundaria direto no mesmo recipiente ou posso trasfergar para outro deixando a lama para tras e depois de alguns dias colocar na geladeira?
outra questao quantos dias mais devo deixar nessa segunda fermentação?

na minha opiniao, trasfega só é indicada quando vai maturar por muito tempo e vc quer se livrar de uma lama com muito lupulo... ou para qtdades abusrdamente grandes de breja .. no seu caso, esqueça trasfega... mesmo balde do inicio ao fim.. faca a trasfega apenas para se livrar da lama no momento do primming/envaze...
qto ao tempo de fermentacao secundaria, o ideal seria vc ir provando ate diminuir os off flavors... na duvida deixe o.mesmo tempo da primaria.. na mesma temperatura...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
Tempo para a criação da página:0.452 segundos