Problema com a fermentação

Mais
10 anos 8 meses atrás #53826 por Gustavo Silva
Olá colegas.

Ontem fiz uma nova brassagem com OG de 1,041g/mL e por volta das 21h coloquei para fermentar. De madrugada iniciou-se uma boa liberação de gás que durou em torno de 12h (uma bolha a cada dois segundos). Após isso as bolhas começaram a ficar cada vez menos frequentes, até que hoje de tarde parou totalmente (após cerca de 16h de fermentação).

Queria saber se isso é normal acontecer? A fermentação reinicia após algum tempo normalmente?

Dei algumas agitadas no fermentador. Quando fiz isso voltou a fermentar por cerca de um minuto e parou novamente. Também notei que, na camada de espuma que se formou sobre o mosto, as bolhinhas continuam estourando e se formando novamente.

Alguém poderia sanar minha dúvida?
Mais
10 anos 8 meses atrás #53827 por Diego Bonatto
Respondido por Diego Bonatto no tópico Problema com a fermentação
Oi Gustavo, qual foi a levedura que você usou para fermentação (marca e quantidade)? Formou krausen? Da mesma forma, qual o estilo de cerveja que você pretende fazer?
Dependendo da quantidade de levedura inoculada, do estilo da cerveja e da linhagem da levedura, a fermentação tem um pico em menos de 24 horas...Por exemplo, cervejas belgas, que são fermentadas em alta temperatura e possuem açúcar na composição do mosto, tem um pico de fermentação em 24-48 horas.
A agitação apenas libera o CO2 dissolvido na cerveja (é como agitar um copo de cerveja).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Silva
Mais
10 anos 8 meses atrás #53830 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Problema com a fermentação
Diego, eu usei a levedura ale Windsor, da empresa Lallemand, para fazer uma Blonde Ale. Usei ela porque era a que eu tinha em casa. E acabei exagerando no malte cara 50, então ficou uma blonde ale mais escura, com SRM em torno de 12 ou 13. Deixei fermentando à temperatura ambiente (variou de 22 a 26 graus celsius).

E sim, formou krausen.

Sobre a agitação, meu objetivo era colocar um pouco da levedura decantada de volta na superfície.
Mais
10 anos 8 meses atrás #53833 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Problema com a fermentação
acredito em em temperaturas mais altas vc acelera a fermentaçao, se nao está borbulhando nao quer dizer que nao está fermentando. acho q o melor controle é medir a densidade.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Silva
Mais
10 anos 8 meses atrás #53834 por Gustavo Silva
Pois é, eu pensei nisso, mas não quis interromper a fermentação com menos de 24h. Vou esperar completar 48h e vou tirar uma alíquota pra medir a densidade.
Mais
10 anos 8 meses atrás - 10 anos 8 meses atrás #53849 por Gustavo Silva
Acordei hoje e fui ver como estava o fermentador, totalmente parado, nem uma bolha saiu durante a noite.

Mas para a minha surpresa e alegria medi a densidade e deu 1,010g/cm³. Que bom que deu certo.
Ultima edição: 10 anos 8 meses atrás por Gustavo Silva.
Tempo para a criação da página:0.430 segundos