Sobre refermentação na garrafa

Mais
11 anos 4 meses atrás #50055 por Filipi Pompeu
Bom dia confrades!

Uma dúvida simples: tal cerva diz no rótulo "refermentada na garrafa" - devo considerar a gradação alcoólica que o mesmo rótulo possui?

Digo, se a cerva é refermentada na garrafa, o teor alcoólico não pode mais ser mensurado, pq ela já está fechada, correto? Nesses casos, a gradação que tem no rótulo deve ser considerada como piso do atual (e desconhecido) teor alcoólico?

Boas beiçadas pra todos!
Mais
11 anos 4 meses atrás - 11 anos 4 meses atrás #50058 por Gustavo Silva
Me corrijam se eu estiver errado, mas a fermentação em garrafa gera pouco álcool, as vezes até desprezível em relação à concentração de álcool inicial da cerveja (antes de fermentar na garrafa).

Acredito que seja confiável aceitar a concentração mostrada no rótulo, mesmo que o resultado se altere em algumas casas decimais.
Ultima edição: 11 anos 4 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Filipi Pompeu
Mais
11 anos 4 meses atrás #50060 por Marcelo Vodovoz
sim, é meio irrelevante. além do q uma cervejaria industrial poe sepre a mesma qtidade de açúcar/fermento/outro nutriente. ou seja eles podem abrir uma e medir em laboratório. no caso de cerveja caseira o teor alcoólico é um pouco mais impreciso.
Mais
11 anos 4 meses atrás #50072 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Sobre refermentação na garrafa
é calculável sim, gera em torno de 0,5%, e precisa ser considerado no rotulo
Mais
11 anos 4 meses atrás #50151 por Filipi Pompeu
Mas tu sabe isso por experiência própria? Onde tu leu, ou viu, ou ouviu?

Não querendo duvidar, só quero ter certeza de saber o certo.
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #50595 por Fred Matt
Respondido por Fred Matt no tópico Sobre refermentação na garrafa
Se o priming é feito com mais açúcar que o normal (6 a 8g por litro) acho que o % de álcool formado na garrafa torna-se considerável... Antigamente, quando eu colocava 8g/l nas Weiss a carbonatação subia muito rápido. Hoje só coloco na Weiss 5 g/l e mesmo assim o aumento de carbonatação é bem mais rápido do que 8g/l que uso nas IPAs...
Não cheguei a medir o Brix das minhas Weiss antigas, mas lembro que na época o pessoal que bebia ficava bem alegrinho...rsrsrs
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Fred Matt.
Tempo para a criação da página:0.423 segundos