(AJUDA) Maturação no mesmo balde da Fermentação

Mais
11 anos 6 meses atrás #48760 por Vitor Colossi Branco
Prezados,

Estou fazendo minha primeira leva e cheguei no momento final da fermentação, eis que surge a minha dúvida; Maturo a "cerveja" no mesmo balde da fermentação, ou passo o mosto para um balde específico para a maturação? Quais as vantagens e desvantagens em maturar no mesmo balde da fermentação??

Agradeço desde já a ajuda!
Mais
11 anos 6 meses atrás #48761 por Pedro Fraga
Resumidamente: vantagem é a preguiça, a desvantagem é o risco de autólise do fermento :)

Eu tenho que arrumar um tempo para fazer a trasfega de uma stout que tenho lá em casa que já comemorou 9 dias de fermentação.
Mais
11 anos 6 meses atrás #48798 por Vitor Colossi Branco
Mas como é a minha primeira leva, e o teor alcolico estimado esta bem baixo, acho que vou manter no balde fermentador e rezar pra que de tudo certo! Valeu pela ajuda Pedro!
Mais
11 anos 6 meses atrás #48819 por Pedro Fraga
Lavando e sanitizando tudo, não tem muito risco de contaminar na trasfega não.

Até hoje não 'consegui' isso, e olha que já fiz com cerveja com menos de 2% de alcool ...
Mais
11 anos 6 meses atrás #48826 por Gerhard Mollo
Tranquilo maturar no mesmo balde, só tira oque decantou!
Fiz uma vez a maturação no fermentador sem retirar, estragou minha cerveja ...
Mais
11 anos 6 meses atrás - 11 anos 6 meses atrás #48858 por Leonardo S.
A troca de balde só é necessária para tirar o fermento. Se você abaixar a temp para próximo de zero graus, o risco de autolise é baixissimo. O gringos trocam de balde pq como é muito frio la, dentro da casa deles sempre está 20oC (pois eles tem calefação) e como muitos nao usam geladeira, eles trocam de balde para evitar a autolise e facilitar a decantacao do fermento, visto que vao maturar a 20oC mesmo.

O que eu faço, só troco de balde quando vejo que está saindo muito fermento pela torneira, senao abaixo a temp até ficar com a clarificação que eu quero e engarrafo/post mix. A maturação ocorre pra sempre, mesmo dentro da garrafa.
Ultima edição: 11 anos 6 meses atrás por Leonardo S..
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luciano Gobeti
Tempo para a criação da página:0.438 segundos