Engarrafamento

Mais
9 anos 8 meses atrás #60554 por Marcelo Carreiro Alves
Criado por Marcelo Carreiro Alves no tópico Engarrafamento
Olá pessoal. Sou iniciante no mundo cervejeiro e gostaria de uma ajuda. Na minha quarta leva, uma pilsen que me rendeu em torno de 15 lts. Depois do processo de fermentação e maturação que levou em torno de 20 dias, 7 + 13, fiz o engarrafamento com 8 g de açucar invertido por litro. Deixei em temperatura ambiente (muito calor na minha região entre 35 e 40 graus) e no quarto dia comecei a abrir as garrafas para teste. A cerveja estava com pouca carbonatação mas estava bebível, apesar de detectar, no meu entendimento uma leve oxidação. No entanto após 8 dias ainda em temperatura ambiente, a cerveja ficou intragável, novamente no meu entendimento estava avinagrada. Entendi com se estivesse contaminada, pois levando em conta que provei a cerveja ainda durante a maturação e estava ótima. Tentei verificar no processo de limpeza das garrafas algo errado, mas não consegui achar algo, lavo-as e depois sanitizo com iodofor na proporção de 1.5 ml por litro usando um utensílio que borrifa a solução dentro da garrafa, depois borrifei água quente para retirar o excesso. Vocês acham que a temperatura alta pode ter influenciado neste caso, pois não li ainda em lugar algum que a temperatura deve ser controlada também após engarrafamento.
Desculpe o texto muito grande. Obrigado a todos.
Mais
9 anos 8 meses atrás - 9 anos 8 meses atrás #60559 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Engarrafamento
Olá Marcelo!

A oxidação ocorre por vários motivos, um dos motivos é o contato com oxigênio durante a maturação, pra isso o espaço entre a cerveja e a tampa do maturador deve ser a menor possível.
Mas acredito que o seu pior problema é a temperatura, pois a cerveja em alta temperatura acelera as reações bioquímicas e a oxidação provavelmente irá acontecer, ocorrendo também se a variação de temperatura for muito brusca. O ideal é carbonatar suas garrafas em temperatura de fermentação: 18 - 24 graus. Eu carbonato a 19 graus
Sobre o avinagrado, provavelmente sua cerveja foi contaminada por bactérias acéticas de algum utensílio utilizado e mal sanitizado, até mesmo das tampinhas, por exemplo.
Espero ter ajudado, QQ coisa é só falar.
Abraços.
Ultima edição: 9 anos 8 meses atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo Carreiro Alves
Mais
9 anos 8 meses atrás #60561 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Engarrafamento
Só complementando a explicação do Fernando, a Saccharomyces começa a morrer em temperaturas próximas a 38°C. Isso provavelmente foi a causa da baixa carbonatação. Ela foi morrendo aos poucos, mas ainda fermentou uma parte antes de todas as células morrerem.

Sobre estar avinagrada, esse é um clássico indício da fermentação por Lactobacillus, ou seja, contaminou. :( É provável que seja das tampinhas ou da garrafa.
Mais
9 anos 8 meses atrás #60565 por Marcelo Carreiro Alves
Respondido por Marcelo Carreiro Alves no tópico Engarrafamento
Olá pessoal. Obrigado pelas respostas. Tentando relembrar o processo, descartei as tampinhas pois ficaram mais de 10 minutos em alcool 70. Estou acreditando que pode ter sido o enxague com água, que mesma fervida, talvez tenha sido por pouco tempo e talvez o tubo de enchimento mal sanitizado usado no processo de envasamento. Aliás, vocês usam este equipamento? Acredito que quanto menos equipamento usar menor será a change de contaminação. Obrigado a todos.
Mais
9 anos 8 meses atrás #60572 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Engarrafamento
Eu uso os mesmos equipamentos que você, mas nunca tive problemas com contaminação. A única diferença é que utilizo ácido peracético, mas isso é irrelevante.
Mais
9 anos 8 meses atrás #60727 por Marcelo Carreiro Alves
Respondido por Marcelo Carreiro Alves no tópico Engarrafamento
Parceiros,

Novamente, se puder opinar, estava usando 1,5 ml de iodofor por litro, mas em conversa com o vendedor de um dos fornecedores ele me sugeriu usar de 10 ml a 40 ml de iodofor e depois enxague com água fervida. O que acham desta quantidade? Não será papo de vendedor para gastar mais produto.
Tempo para a criação da página:0.414 segundos