Olá, sou um neófito neste mundo. Faz 3 ou 4 meses que venho bebendo essas "cervejas diferentes", mas tenho tentado experimentar 1-2 rótulos novos todos os dias, além de ler muito, especialmente aqui no Brejas. Resolvi então, ir a Blumenau, já que moro a alguns 350 km.
Acho que não tinha noção da grandiosidade do evento, sensacional! Duvidei que seria preciso reservar hotel, mas a rede hoteleira estava bem lotada devido ao evento. Por sorte conseguimos um dos últimos quartos.
Bom, cortando o texto longo, vou tentar objetivar em pontos positivos e negativos. Peço desculpas antecipadas por eventual bobagem, mas, como disse, sou um neófito ainda...
Positivos:
1) Cervejas nacionais difíceis de encontrar, estavam disponíveis tanto "on tap", como para levar, tais como Colorado Wixnu e Ithaca (agora sem cadeia gelada...); Bodebrown Perigosa; muitas Way, Falke Bier, Wals Caipira (diferente, não sei se gostei), etc.
2) O estande da Way estava animal! 10 torneiras bem instaladas. Coisa de profissional! A idéia da raquete de degustação também foi boa.
3) A cerveja HOP ARABICA da Morada foi um pataço no peito. Que coisa impressionante! Café (mesmo!) e lúpulo na medida em uma cerveja relativamente clara! Quando engarrafarão?
4) O hackepeter em fastfood! Simples e saboroso. Acho que comi umas 4 bandejas.
5) A quantidade de gente pra um primeiro dia de MUITA CHUVA! Impressionante ver isso, pois é ainda raro encontrar pessoas que curtam cervejas "diferentes" aqui na minha cidade. Aquela quantidade de gente parece tornar essa "onda" irreversível!
6) Os preços estavam muito bons, com exceções. A mais gritante foi a Eisenbahn, que é produzida na esquina e tinha os preços mais altos do que a 2000 km de distância. Ridículo!
7) As bandas fizeram um bom trabalho.
x) Um ponto positivo pessoal: Conheci e obtive autógrafos do Maurício Beltramelli e do Falcone (da Falke, na página da sua cervejaria). Pessoas acessíveis e de alto astral.
Negativos:
1) Cobrar R$ 3,00 por uma degustação de 80 ml e R$ 5,00 ou R$ 6,00 por um copo de 300 ml parece ser contrário à política "Beba menos, beba melhor". Não que seja exorbitante o valor de R$ 3,00, mas R$ 5,00 para 300 ml é desproporcional. Acho que o preço justo (e mais eficaz para disseminar o seu produto) seria R$ 1,00 (como poucas fizeram) no máximo por degustação, ou então um "kit" com todas os rótulos da cervejaria por um preço único mais baixo.
2) Não achei lá: rótulos da Wals (quadruppel, 43,...), a Double Perigosa, a BodeBrown do Amor (acho que foi problema de logística do primeiro dia).
3) Apenas um estande de importadores (mas acho que não era esse o espírito do evento...).
4) Poucos copos "de marca" à venda. Os lisos que achei, tinham formatos diferentes dos que estamos acostumados...
Uma sugestão é que poderiam ser programados eventos especiais para o público em geral - degustações às cegas, sequências de estilos, aromas, história cervejeira, etc. Algo como um estande de "beerevangelização".
De qualquer forma, a experiência foi ótima! Pretendo continuar nesse "mundo" e dar início a uma confraria aqui em Criciúma e região. Alguém mais tem interesse?
Abraços.