Impressões sobre o Festival Brasileiro da Cerveja.

Mais
12 anos 9 meses atrás #45459 por berilio
Olá, sou um neófito neste mundo. Faz 3 ou 4 meses que venho bebendo essas "cervejas diferentes", mas tenho tentado experimentar 1-2 rótulos novos todos os dias, além de ler muito, especialmente aqui no Brejas. Resolvi então, ir a Blumenau, já que moro a alguns 350 km.

Acho que não tinha noção da grandiosidade do evento, sensacional! Duvidei que seria preciso reservar hotel, mas a rede hoteleira estava bem lotada devido ao evento. Por sorte conseguimos um dos últimos quartos.

Bom, cortando o texto longo, vou tentar objetivar em pontos positivos e negativos. Peço desculpas antecipadas por eventual bobagem, mas, como disse, sou um neófito ainda...

Positivos:

1) Cervejas nacionais difíceis de encontrar, estavam disponíveis tanto "on tap", como para levar, tais como Colorado Wixnu e Ithaca (agora sem cadeia gelada...); Bodebrown Perigosa; muitas Way, Falke Bier, Wals Caipira (diferente, não sei se gostei), etc.

2) O estande da Way estava animal! 10 torneiras bem instaladas. Coisa de profissional! A idéia da raquete de degustação também foi boa.

3) A cerveja HOP ARABICA da Morada foi um pataço no peito. Que coisa impressionante! Café (mesmo!) e lúpulo na medida em uma cerveja relativamente clara! Quando engarrafarão?

4) O hackepeter em fastfood! Simples e saboroso. Acho que comi umas 4 bandejas.

5) A quantidade de gente pra um primeiro dia de MUITA CHUVA! Impressionante ver isso, pois é ainda raro encontrar pessoas que curtam cervejas "diferentes" aqui na minha cidade. Aquela quantidade de gente parece tornar essa "onda" irreversível!

6) Os preços estavam muito bons, com exceções. A mais gritante foi a Eisenbahn, que é produzida na esquina e tinha os preços mais altos do que a 2000 km de distância. Ridículo!

7) As bandas fizeram um bom trabalho.

x) Um ponto positivo pessoal: Conheci e obtive autógrafos do Maurício Beltramelli e do Falcone (da Falke, na página da sua cervejaria). Pessoas acessíveis e de alto astral.

Negativos:

1) Cobrar R$ 3,00 por uma degustação de 80 ml e R$ 5,00 ou R$ 6,00 por um copo de 300 ml parece ser contrário à política "Beba menos, beba melhor". Não que seja exorbitante o valor de R$ 3,00, mas R$ 5,00 para 300 ml é desproporcional. Acho que o preço justo (e mais eficaz para disseminar o seu produto) seria R$ 1,00 (como poucas fizeram) no máximo por degustação, ou então um "kit" com todas os rótulos da cervejaria por um preço único mais baixo.

2) Não achei lá: rótulos da Wals (quadruppel, 43,...), a Double Perigosa, a BodeBrown do Amor (acho que foi problema de logística do primeiro dia).

3) Apenas um estande de importadores (mas acho que não era esse o espírito do evento...).

4) Poucos copos "de marca" à venda. Os lisos que achei, tinham formatos diferentes dos que estamos acostumados...

Uma sugestão é que poderiam ser programados eventos especiais para o público em geral - degustações às cegas, sequências de estilos, aromas, história cervejeira, etc. Algo como um estande de "beerevangelização".

De qualquer forma, a experiência foi ótima! Pretendo continuar nesse "mundo" e dar início a uma confraria aqui em Criciúma e região. Alguém mais tem interesse?

Abraços.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45471 por Anônimo User
Muito legal o fato de você se disponibilizar para ir a um evento desses. Moro próximo a Porto Alegre no Rio Grande do Sul e acredito que não seria tão desgastante uma viagem a Blumenau, quem sabe na próxima edição?
Vou ficar atento aos próximo eventos e quem sabe visitar algum deles, trazendo as experiências aqui para o fórum.

Obs: Você está experimentando de 1 a 2 rótulos por dia? Você vai virar um alcólatra, com cirrose e sem dinheiro hehehehe... Abraço!
Mais
12 anos 9 meses atrás - 12 anos 9 meses atrás #45505 por Paul K
Interessante. Sendo mais especifico, quando tavam os preços das cervejas em garrafa e no barril?

Se for 5 ou 6 reais por 300ml de qualquer cerveja ta realmente um bom preço. Se isso se refletir nos preços das garrafas passa a ser uma boa ir no festival ano que vem e encher o porta mala.

De qualquer forma parece uma ótima oportunidade pra beber cervejas que são relativamente difíceis de se encontrar fora de SP, muito menos a um bom preço, e conhecer outros companheiros de hobby.

Só uma dica, não preste muita atenção nessa bobagem do "Beba menos, beba melhor". O que eles querem mesmo com isso é beba menos já que você não vai ter dinheiro pra beber o mesmo tanto devido aos preços exorbitantes que cobramos.

Sobre o bar em Criciúma, eu não moro ai mas tenho uns parentes na cidade, e quando vou visitar (uma vez a cada dois meses mais ou menos) é gritante a falta de opções de bares em geral, quanto menos bares de cerveja. Acho que não tem nenhum né? A não ser que você contar o Ventuno em Urussanga.

Iuri Hennig escreveu: Você está experimentando de 1 a 2 rótulos por dia? Você vai virar um alcólatra, com cirrose e sem dinheiro hehehehe... Abraço!

Se ele vai ficar sem dinheiro depende muito de quais cervejas ele anda bebendo e de quanto ele ganha. Mas na média ter um carro custa o mesmo tanto ou mais caro que beber 1 ou 2 rótulos por dia. E não vai ser com 33cl de cerveja por dia que alguém sem problemas no fígado vai ter cirrose ou virar um alcoólatra. Ainda se esse fosse o pingas e não o brejas eu até concordava :p haheeahhea
Ultima edição: 12 anos 9 meses atrás por Paul K.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45507 por Rafael Sousa

Paul K escreveu: E não vai ser com 33cl de cerveja por dia que alguém sem problemas no fígado vai ter cirrose ou virar um alcoólatra. Ainda se esse fosse o pingas e não o brejas eu até concordava :p haheeahhea

Mas tomar todo dia já é um forte indício de alcoolismo, não, Paul? hehe....
Mais
12 anos 9 meses atrás #45508 por Claudinei  

Paul K escreveu: Só uma dica, não preste muita atenção nessa bobagem do "Beba menos, beba melhor".

Também penso por aí. Gosto muito de cerveja e também gosto da sensação de embriaguez. Hoje eu bebo muito melhor que na época de Skolzeiro, mas não necessariamente menos... :laugh:
Mais
12 anos 9 meses atrás #45509 por Claudinei  

Rafael Sousa escreveu: Mas tomar todo dia já é um forte indício de alcoolismo, não, Paul? hehe....

Rafael, já li em algum lugar que um forte indício de alcoolismo é o cabra ir direto pra garrafa (normalmente um destilado) logo pela manhã, ao acordar. Sinal inequívoco de dependência química. Felizmente, ainda não cheguei a este ponto, e espero nunca chegar! :woohoo:
Tempo para a criação da página:0.443 segundos