Alenda Bier

Mais
14 anos 3 semanas atrás #22499 por Fábio Guimarães
Criado por Fábio Guimarães no tópico Alenda Bier
Senhores(as),

Hoje provei e, conforme anteriormente checado com o Maurício, solicitei o cadastro de uma cerveja caseira produzida em Monte Reuter, RS. A cerveja não está no mercado nem tenho informação se seu produtor a comercializará por agora, entretanto não custa pedir informações através do [email protected].

Trata-se de weiss muito correta, turva de coloração amarela, creme abundante com excelente persistência. Nariz com pouca intensidade porém mostrando as tradicionais notas de cravo e banana. Nota-se certa picância, boa carnonatação, amargor na medida deixando um lúpulo bem equilibrado no final.

Sou suspeito pra falar pois fui parceiro do fabricante no que diz respeito ao projeto gráfico (rótulo, contra-rótulo e a "gravatinha"), as fotos estão no meu Facebook.

O job pedia uma proposta que indicasse mais o lado "especial" que "artesanal" e desta forma segui uma tendência mais voltada à sofisticação, evitei alguns clichês não utilizando aquela clássica tipografia encontrada em muitas cervejas alemãs, evitei também imagens de castelos, texturas de madeira, etc. Como obrigatoriedade no projeto do rótulo, além do nome da cerveja/cervejaria e o estilo, deveriam constar um brasão e o slogan.

Minha sugestão foi criar uma imagem "limpa", com um suave gradiente de fundo, o brasão em destaque com o nome da cerveja logo abaixo numa tipografia manuscrita. Abaixo dele o nome do estilo numa outra família tipográfica dentro de ramos de cevada os quais utilizei a mesma cor do fundo dando como realce apenas um efeito de entalhe elevado. O formato poligonal com contorno dourado sugerindo relevo colabora para a sugestão de classe e sofisticação. Enquanto informações complementares consta no rótulo apenas o conteúdo e a graduação. O contra-rótulo seguiu a mesma linha, porém em formato retangular onde se lê o texto "comercial" da cerveja na mesma tipografia do nome do estilo e demais informações como contato, ingredientes, etc na fonte Helvética. Tal linha também foi seguida na "gravata" que ganhou um aspecto de "lacre", nela lê-se "reinheitsgebot von 1516" e como ilustração utilizei o brasão. Para a finalização a idéia é utilizar como suporte o filme laminado, que dará aquela incrível imagem metalizada.

Recebi elogios e assim creio ter acertado na conceituação quando optei em fugir do tradicional. Também ouvi elogios de outra pessoa que degustou a cerveja, o que me leva a crer que minhas impressões sobre ela estavam corretas, tendo o produtor também acertado na receita.

Vale lembrar do nome Alenda e tentar um contato para verificar a possibilidade de comercialização, além da Weissbier existem a Pale Ale mas que, segundo o próprio produtor, precisa melhorar a receita, e também a Dunkelweizen e a Weizenbock, estas ainda não provei.

Prosit !
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22500 por Cassio Bertelli de Faria
Respondido por Cassio Bertelli de Faria no tópico Re:Alenda Bier
Facilitando um pouco, já que não sabi qual era sua página do Facebook, e utilizando as facilidades de pesquisa da internet.
Posto aqui o endereço do site com as fotos:

www.facebook.com/photo.php?pid=453740&id...fbid=179995885366986
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22541 por Fábio Acioly
Respondido por Fábio Acioly no tópico Re:Alenda Bier
Guimão, ficou bem legal o rótulo e todo o projeto, hein?
Agora eu queria muuuuito saber da cerveja, né?
Já que você é parceiro, vai que você recebe umas pra provar e chama os amigos...hehehe...

Abrassss
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22549 por João Gabriel Margutti Amstalden
Pô Guima, ficou show os rótulos caras, eu curti!

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22587 por FiL Crux
Respondido por FiL Crux no tópico Re:Alenda Bier
Também achei bem interessante o design do rótulo. Parabéns Guima!
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22591 por Fábio Guimarães
Respondido por Fábio Guimarães no tópico Re:Alenda Bier
Ai galera, valeu pelos elogios. Minha esposa comentou que nem parece rótulo de cerveja (ela não é de beber as "especiais" mas em termos de rótulo já viu muitos em casa). Rsrs...

Mas a idéia era essa mesma, fazer um rótulo "diferente" que fugisse dos clichês, acho que o resultado saiu como previ.

Xará, em uns 20 dias estará saindo uma Dunkel e acho que também a Wbock, possivelmente chega algo por aqui e de repente a gente marca uma degusta, hem ?
Tempo para a criação da página:0.382 segundos