Maquina de gelar

Mais
14 anos 2 meses atrás #20151 por T. Muraro
Criado por T. Muraro no tópico Maquina de gelar
Amigos,

Procuro pesquisar bastante e, paulatinamente, aprender cada vez mais. Li diversos posts e artigos sobre a temperatura das cervejas e de que nao devemos, por exemplo, coloca-las direto no congelador.
Pois bem, no EAP eles colocam algumas cervejas em uma maquina que gela a cerveja em aproximadamente tres minutos.

Pergunta: este choque extremamente abrupto nao afeta negativamente a cerveja?

Motivo da pergunta: o EAP eh um local diferenciado que recebe um publico que, geralmente, entende alguns/muitos conceitos de cerveja. Se este "gelo express" afetar de fato a cerveja, por qual razao eles o fazem?

Bem, aguardo a valiosa opiniao dos confrades!

Abracos
Mais
14 anos 2 meses atrás #20166 por Alexandre Almeida Marcussi
Aquela máquina é uma alternativa mais rápida ao balde de gelo para quem não quer esperar. No caso do EAP, é um paliativo para o fato de que o empório tem poucas geladeiras para a quantidade de rótulos que oferece. Sim, ela provoca um choque térmico, mas o pior não é isso. Em alguns modos de funcionamento, ela gira continuamente a garrafa, o que acaba por misturar os sedimentos e o depósito de levedura mais do que seria interessante, a meu ver.

Mas acho que existe um pouco de preciosismo às vezes quanto a essa questão das temperaturas. Choque térmico e variação de temperatura afetam a cerveja se for realizado repetidamente, como naqueles bares que desligam a geladeira ao final do dia. Gelar uma vez só, antes de consumir, não sei se é tão relevante. E o balde de gelo tem a vantagem de que o próprio cliente pode controlar a temperatura e servir da forma como ele preferir. Cerveja gelada demais é tão ruim quanto quente.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 2 meses atrás #20171 por Aguinaldo Palacio
Respondido por Aguinaldo Palacio no tópico Re:Maquina de gelar
Eu achei interessante esta maquina, vc escolhe e os caras gelam para vc na hora. as vezes é melhor do que deixar a cerveja gelando por dias.
Mais
14 anos 2 meses atrás #20202 por FiL Crux
Respondido por FiL Crux no tópico Re:Maquina de gelar
Eu também prefiro o velho balde.
Mais
14 anos 2 meses atrás #20205 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:Maquina de gelar
acho q não faz muita diferença não, até aí a cerveja muda de temperatura bem rápido se voce poe ela no copo geladassa num dia quente e demora uns 15 pra terminar de tomar. sobre a máquina, acho q o que gira é a aágua e não a garrafa. mas no eap só tem uma dessa e acho só cabe uma garrafa, e demora mais q 3 minutos, de 10 a 15. o que vejo eles fazerem é colocar o balde de gelo dentro do freezer qdo querem gelar rápido.
Mais
14 anos 2 meses atrás #20209 por Alexandre Almeida Marcussi
Marcelo Vodovoz escreveu:

acho q o que gira é a aágua e não a garrafa.

Num dos modos de funcionamento, a garrafa fica no lugar e a água circula ao redor. No outro modo, mais rápido, a garrafa gira junto. No EAP acho que eles não usam esse modo mais rápido, porque inclusive danifica o rótulo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.382 segundos