Em junho de 2013 o Uruguai ganhou oficialmente mais uma cervejaria artesanal. Trata-se da "Chela Brandon", uma nano cervejaria localizada na pequena cidade de Libertad, Departamento de San José - a cerca de 50 Km a oeste de Montevidéu. Apesar de apenas recentemente ter obtido autorização do governo para comercializar suas cervejas, ela já vem produzindo de maneira informal há pelo menos dois anos. Como em tantos outros casos, o negócio começou como um hobby quando os irmãos Claudio e Gonzalo Torres passaram a fazer cerveja em casa para tomar com os amigos.
Com uma produção de cerca de 1500 litro/mês, os dois primeiros rótulos oficialmente comercializados são "Chela Brandon Porter" e "Chela Brandon English Pale Ale".
Líquido de coloração castanha escura. Despejado no copo forma espessa camada de espuma bege, densa e bastante persistente.
Considerável torrefação traz ao olfato notas certeiras de chocolate e caramelo, seguidas por pitadas de café com leite, nuances de cinzeiro e leve herbal.
Na boca surge com corpo médio/baixo e carbonatação intermediária. O malte torrado se destaca com forte sensação de cinzas, café amanhecido e chocolate amargo. Interessante sugestão de mel e própolis se insinuam ao fundo. O final seco, torrado e moderadamente amargo culmina num retrogosto achocolatado, pontuado por mel e cinzeiro.
Boa 'porter'. Talvez soasse mais vívida se tivesse mais lúpulo e menos gosto de cinzeiro.