Localizada no município de Budweis, República Tcheca - antigo "Reino da Bohemia" - a cervejaria "Budejovický Meštanský Pivovar" (que significa "cervejaria do povo de Budweis") tem origem no ano de 1795, quando os alemãs dominavam a região. Por ser produto legítimo da cidade de Budweis, ela é mais uma cervejaria que disputa legalmente o direito de uso da marca "Budweiser" - um imbróglio jurídico que envolve também a cervejaria americana "Anheuser-Busch" e a também tcheca "Budejovický Budvar". Segundo o acordo vigente, as autênticas cervejarias tchecas devem mudar o nome de seus rótulos quando vendidas nos Estados Unidos assim como a americana "Budweiser" deve mudar seu nome para "Bud" quando vendida na maioria dos países europeus.
Como toda "pilsen" de verdade, a "Praga Premium Pils" utiliza lúpulos "saaz", sendo maturada a frio durante semanas. Desse modo, todo o seu preparo requer um tempo que varia entre 55 e 65 dias.
Líquido amarelo ouro, límpido e brilhante. Colarinho sutilmente amarelado, cremoso, de alta formação e longa persistência.
Aroma predominante de malte com leve sensação tostada, fermento e nuances de pão branco. Suave traço floral permanece ao fundo.
Relativamente encorpada, tem carbonatação média e intenso gosto de malte de cevada. Casca de pão, biscoito e discreto tostado engendram boa base para que o amargor do lúpulo se manifeste com assertividade. Essa dinâmica equilibrada se prolonga até final permeado por toques florais, herbáceos e sugestão de maçã verde. Retrogosto maltado, moderadamente amargo.
Mais uma ótima ' Bohemian Pilsener'. Sua vantagem em relação às concorrentes tchecas é o preço, geralmente mais em conta. Invista que não tem erro.