Vintage 2006, finalmente! Eu poderia ter esperado um pouco mais, mas de qualquer modo já deveria estar explêndida. Vamos ver se mantém sólida contra minhas expectativas...
Cor marrom ocre com uma espuma quase inexistente, até agora sem sendimentos. Quase chega fazer um efeito lacrima no copo.
Aroma maravilhoso de vinho do porto, bastante chocolate com cacau de qualidade, alcaçuz, melaço, carvalho, frutas secas, um toque de canela e ameixas. Eu quase poderia dizer um panetone de chocolate. Não me cansa em cheirar-la o tempo todo.
Surpreendentemente, seu sabor não segue o nariz por completo. Algumas notas novas defumadas de madeira chamuscada ou até mesmo tabaco. Também, melaço, lúpulos ingleses terrosos bem sutil, vinho do porto, nozes, coco, figo, canela, ameixa seca, suco de maçã, peras, alcaçuz e maple syrup. Talvez um bolor prazeroso. Retrogosto seco e pegajoso com notas residuais que mutam um pouco.
Corpo licoroso com uma carbonatação bem baixa, mas ainda está lá. Álcool de 11,5% abv é muito melhor escondido do que em uma garrafa de vinho dado seu corpo maltado.
Cerveja extraordinária, uma “sipper” doce maltada com grande complexidade. Robusta mas também bem tranquila. Altamente recomendável se você gosta de Barley Wines. Ela estava em perfeita condições após 8 anos, agora estou ansioso para provar uma versão bem mais jovem e outra mais velha.
Ap.3,5 Ar.4,5 Sab.4,5 Sens.4,5 Cj.4,5