A "Titanic Brewery" é uma cervejaria independente localizada em Burslem, Stoke-on-Trent - região inglesa conhecida como "The Potteries" por abrigar uma rica indústria de cerâmica e olarias. Detentora de uma profusão de rótulos e cerca de oito pubs na área de North Staffordshire, a cervejaria presta séria homenagem ao malfadado navio Titanic afundado em 1912. O elo entre o nome da cervejaria e o navio jaz na figura do Capitão Edward Smith - Oficial da Reserva da Marinha Inglesa cujo pai trabalhava com cerâmica - e quem estava à frente do Titanic na fatídica noite de seu naufrágio perdendo a vida heroicamente. Além disso, a empresa que fabricou o navio ("White Star Line") era sediada em Stoke-on-Trent, mesma cidade da cervejaria.
A "Titanic White Star" faz referência à fábrica de navios fundada no ano de 1845 em Stoke-on-Trent, construtora do Titanic. Durante sua existência chegou a ter uma frota de 120 navios, vindo a fechar as portas em 1957.
Líquido dourado brilhante; despejado no copo exibe farto creme branco de bolhas finas com razoável consistência e boa duração.
Aroma suave de malte seguido por nuances cítricas de lúpulo, lembrando bolo de laranja mofado com toques de fermento e leve metálico. Estranho.
Na boca mostra leveza e alta crocância. Suave dulçor de malte acompanha discreta acidez cítrica, remetendo à sumo de casca de laranja e limão. Moderado amargor incide no final refrescante e essencialmente cítrico, pontuado por ligeiro traço de leveduras. Retrogosto levemente adstringente e condimentado contribui na sensação de refrescância.
Curiosa 'golden ale' britânica. Apesar de não conter especiarias lembrou em muitos aspectos uma 'saison'. Fácil de beber, seria boa opção para o dia a dia caso não custasse tão caro.