A "Titanic Brewery" é uma cervejaria independente localizada em Burslem, Stoke-on-Trent - região inglesa conhecida como "The Potteries" por abrigar uma rica indústria de cerâmica e olarias. Detentora de uma profusão de rótulos e cerca de oito pubs na área de North Staffordshire, a cervejaria presta séria homenagem ao malfadado navio Titanic afundado em 1912. O elo entre o nome da cervejaria e o navio jaz na figura do Capitão Edward Smith - Oficial da Reserva da Marinha Inglesa cujo pai trabalhava com cerâmica - e quem estava à frente do Titanic na fatídica noite de seu naufrágio perdendo a vida heroicamente. Além disso, a empresa que fabricou o navio, a antiga "White Star Line", era sediada em Stoke-on-Trent, mesma cidade da cervejaria.
Translúcida de coloração rubro-acobreada, forma belo colarinho bege fofo de ótima consistência e duradouro.
O aroma suave de cevada tostada passa por nuances de 'toffee' e folhas secas. Sutil terroso do lúpulo pode ser percebido, bem como alguma lembrança de erva mate. Regular.
Na boca mostra corpo médio/baixo e carbonatação amena típica das 'ales' inglesas. O sabor acompanha o aroma trazendo cevada tostada, ligeiríssimo 'toffee' e curiosa sugestão de casca bruta de amendoim torrada. Modesto amargor de lúpulo faz o contraponto, marcado por notas de folha e capim secos, porém seguidas por suave, mas incômodo metálico. O final seco, maltado, terroso e tostado entrega ecos de pão queimado com retrogosto forte de folhas desidratadas e pitadas de chá mate.
'ESB' "estranha", talvez mais tostada e lupulada do que o habitual. Cerveja razoável que passa longe do bom custo-benefício.