Instalada no distrito de Greenwich, Londres, Inglaterra, a cervejaria "Meantime" surgiu no ano 2000 com a missão de resgatar a herança cultural e culinária da cerveja - algo que as grandes indústrias do ramo têm ajudado a sufocar.
Mundialmente respeitada pela crítica especializada, a "Meantime" tem se esforçado na elaboração e recriação de estilos do mundo inteiro, inclusive desenterrando algumas receitas tradicionais há muito esquecidas.
A "Meantime Chocolate Porter" é uma cerveja de baixa fermentação que utiliza uma combinação de 4 tipos de malte advindos de cevada e trigo, levando ainda chocolate durante a maturação em baixas temperaturas. Por ser 'porter' feita com leveduras 'lager', define-se o estilo como 'baltic porter'.
De coloração castanha escura, contra a luz exibe ligeiros tons avermelhados. O colarinho marrom claro se forma relativamente bem, mantendo-se estável por tempo mediano.
O delicioso aroma de chocolate ao leite é a primeira coisa que se desprende, lembrando muito o cheirinho de brigadeiro. Maltes torrados e tostados, em segundo plano, agregam nuances de toffee em notas de doce de leite e café, além de suave traço de lúpulo. Apetitoso!
Macia, de corpo médio, na boca apresenta doçura evidente, porém longe de ser exagerada. Equilibrado, o gosto de chocolate meio amargo encontra excelente contraponto nas amargas notas de lúpulo e torrefação. Sugestões de bolo de chocolate e baunilha trazem à mente reminiscências da infância, resgatando a sensação daquela bolacha "Oreo" antes do almoço bem como dos brigadeiros roubados na festa de aniversário do amigo - a mais pura nostalgia. Mesmo achocolatado, o final se mostra essencialmente seco, agregando ainda significativo indício de lúpulo com amargor levemente resinoso. Chocolate amargo, baunilha e lúpulo perfazem o retrogosto medianamente persistente.
Boa cerveja, mas de um tipo que - antes de sozinha - se valoriza bem mais através de harmonização. Com sorvete de creme, por exemplo, ficaria fenomenal.
Eu também comprei essa numa promoção do Empório Alto dos Pinheiros - 3 garrafas por 26 reias.