Foi em 1915, na pequena vila holandesa de Arcen, que quatro amigos cervejeiros resolveram se unir para fundar uma cervejaria. Inicialmente chamada de "Cervejaria a Vapor do Círculo de Amigos"(Stoombierbrouwerij De Vriendenkring, em holandês) ela começou a fazer somente cervejas de baixa fermentação - algo que a diferenciava da maioria das concorrentes na época.
Durante a Segunda Guerra, seu prédio foi tomado pela tropas alemãs e serviu de quartel general por ter paredes grossas. O local calhou de ficar bem no meio do campo de batalha ao final do combate, e por isso ainda hoje os visitantes podem ver algumas marcas de balas.
Para completar, nos anos 80 a cervejaria desempenhou um importante papel no renascimento da cultura cervejeira dos Países Baixos.
HERTOG JAN, OU "DUQUE JOÃO"
O nome presta homenagem ao Duque João I de Brabante e foi originalmente criado para encabeçar uma linha de cervejas com os mais variados estilos. Apenas em 1998 - três anos após a empresa ter sido comprada pela "Interbrew" (hoje "AB-Inbev") - é que o termo passou a designar também a cervejaria.
DUBBEL
Exemplar feito com malte de cevada, amido de trigo, açúcar, lúpulo e corante caramelo.
De coloração marrom avermelhada e aspecto enevoado, forma um dedo de colarinho bege de média duração.
Aroma predominantemente frutado, remetendo à ameixa seca e licor de cereja. Toques de caramelo pincelam em segundo plano.
Na boca mostra corpo médio, com moderado dulçor caramelado de malte e carbonatação elevada. Traços esterificados e leve fenólico projetam notas de ameixa seca, cereja em calda e suave pimenta do reino em conserva. Álcool presente, porém dentro do contexto. O final chega equilibrado, igualmente maltado e frutado, pouco adocicado. Ótima drinkability.