A "Fix Hellas" é provavelmente o rótulo mais icônico da Grécia. Sua origem remonta ao ano de 1850 quando Ioannis Fix voltou de Munique para encontrar seu pai. Nesta época a Grécia estava começando a se libertar do domínio turco e muitos oficiais da Bavaria (atual Alemanha) estavam se mudando para lá. Foi o estímulo que faltava para que alguns anos depois, em 1964, Ioannis iniciasse sua produção. No decorrer das décadas seguintes a marca se consolidou tornando-se praticamente um sinônimo de cerveja.
Devido ao envolvimento da família Fix em conflitos políticos e a chegada de novas marcas no mercado, em 1982 a cervejaria teve de encerrar as operações. Anos depois, em 1995, os direitos de uso da marca foram adquiridos pela empresa "D. Kourtakis SA" que fundou a cervejaria "Olympic Brewery" para relançar a "Fix Hellas"sem grande sucesso. Finalmente em 2009 três empresários gregos assumiram a "Olympic Brewery", modernizaram as instalações e expandiram a produção. Hoje a cerveja é exportada para diversos países.
Segundo consta, há uma disputa legal envolvendo os direitos de uso da marca. Tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos se fabrica uma cerveja chamada "Fix". Ambas as cervejarias alegam usar a receita original.
Líquido amarelo claro brilhante. No copo exibe dois dedos de colarinho branco de média retenção.
Aroma suave de malte e lúpulo marcado por toques abiscoitados e leve floral. Simples e sem defeitos.
Leve e crocante, oferece sabor de malte ligeiramente adocicado pontuado por notas de pão e biscoito. Suave amargor floral de lúpulo perfaz preciso contraponto. 'Drinkability' nas alturas.
Típica cerveja direta e reta: refrescante, despretensiosa e fácil de tomar. Sensorialmente remete muito a uma 'Dortmunder'. Infelizmente, pelo preço que nos chega, só vale a título de curiosidade.