A cervejaria "Sixpoint" fica no bairro de Red Hook, no Brooklyn em Nova Iorque. Fundada em 2004, ela é resultado dos esforços de Andrew Bronstein e Shane Welch que se tornaram amigos quando estudantes na Universidade de Wisconsin. Andrew que era de Manhattan entrou com o dinheiro e Shane, um 'homebrewer' criado em Milwaukee, elaborou as receitas iniciais. Nos primeiros anos, toda a produção era distribuída em 'kegs' para bares e restaurantes locais já que ainda não havia uma linha de envasamento. As versões em lata surgiram somente em junho de 2011 e, graças à isso, hoje podemos apreciar uma "Sixpoint" no aconchego do nosso país.
A "Bengali" é uma 'American IPA' com amargor de 69 IBU e 'dry hopping'.
Líquido cor de ouro brilhante. No copo exibe colarinho esbranquiçado de média formação e boa retenção.
O aroma revela pleno equilíbrio entre malte e lúpulo. Nuances de pão doce, 'donut' e caramelo duelam contra notas cítricas/herbáceas remetendo à pinho e 'grapefruit'. Uma certa falta de vivacidade aromática indica que todo o frescor do 'dry-hop' se perdeu em algum lugar da jornada. Triste.
Já na boca o firme amargor do lúpulo se impõe um passo à frente, deixando a tênue doçura do malte em segundo plano. Reminiscências de pão e traços caramelizados acabam assim subjugados por picantes notas de pinho, resvalando também em ecos de tangerina e 'grapefruit'. O final segue praticamente seco, amargo e resinoso. De corpo médio e crocante, possui 'drinkability' relativamente alta.
Se mesmo fora de sua melhor forma (devido a problemas de transporte/armazenamento) ela continua sendo boa, imagine fresquinha? Infelizmente o preço não ajuda a tentar de novo.