Detalhe da Avaliação

3.6 4
Estados Unidos
Francisco Lima
Francisco Lima
01 de Setembro de 2013 1389
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
Essa Baba Black Lager é uma belíssima Schwarzbier produzida com cevada e lúpulos orgânicos pela Uinta Brewing, de Salt Lake City, Utah. No copo, ela exibe uma coloração negra, escura, com reflexos levemente marrons/acobreados. Até pela sua escuridão, não exibe turbidez, sedimentos ou efervescência. Forma uma camada bem baixa e rala de espuma bege, com minúsculas bolhas e que permanece bastante tempo sobre o líquido, mas sem dissipar por completo. Deixa muito pouco lacing residual aderido.

Seu aroma é bastante característico do estilo, trazendo desde o início notas bastante claras de torrefação e chocolate. Lúpulo, como esperado, bastante discreto. Tem-se, em geral, notas de malte tostado, pão preto/torrada, madeira/fumaça/cinzas, toffee, café, chocolate amargo/cacau, frutas escuras secas, como passas, ameixas e figos, alcaçuz/cola e traços de baunilha e noz moscada. Complexidade muito interessante, em um estilo que, via de regra, não é tão profundo. Sem off-flavors, sem fermento aparente. Muito sabor para um buquê defumado e queimado. Destaque crescente à medida que esquenta no copo (mesmo com baixo teor alcoólico).

Na boca, mantém-se a imersão em chocolate e maltes torrados; em notas de café, cola e passas/ameixas. Como o lúpulo é totalmente coadjuvante, o amargor é majoritariamente da torra. E, ainda assim, pode-se dizer que existe um certo equilíbrio, uma alternância entre dulçor e tons queimados, sem disputa, mas sim com colaboração. Quase irrelevante sensação de metalizado e oxidação/papelão. Retrogosto primorosamente seco e defumado, muito duradouro, remetendo obviamente a torrefação, a uma defumação pungente muito saborosa e a um amargor de café e de nibs de cacau. Cerveja de corpo sedoso, marcante, muito macio, quase aveludado. Carbonatação mediana, que contribui para a textura, mas sem interferir na percepção das notas. Álcool absolutamente discreto e pouco relevante. Drinkability alta. Seria de se esperar que o estilo por si só já fosse um pouco cansativo pelo excesso de torra e falta de lúpulos, mas esta Baba Black Lager é tão bem constituída que seu saborosíssimo retrogosto chama novos goles e o contexto como um todo resulta harmonioso, nem um pouco enjoativo. É uma cerveja preta e carregada muito fácil de beber, com uma complexidade um pouco acima do comum.

E eis que novamente a Uinta Brewing surpreende. Depois da cerveja com sementes de maconha (a magistral Dubhe Imperial Black IPA), vem uma Schwarzbier orgânica que é excelente referência no estilo, talvez a melhor que já pude degustar. Não espere aqui o extremismo da escola norte-americana, pois mal se percebe lúpulo nesse rótulo. O que chama atenção é um "extremismo" de maltes torrados e suas notas periféricas. Sempre muito café, chocolate e defumação. Retrogosto destacado, com uma textura que acaricia o palato. Que conjunto! Rótulo extremamente recomendado!!!

Detalhes

Degustada em
19/Junho/2014
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .