A "Bear Republic Brewing Co." é uma microcervejaria norte-americana inaugurada em 1995 na cidade de Healdsburg, Condado de Sonoma, California. Como em tantos outros casos, ela é fruto da paixão de Richard G. Norgrove, proprietário e mestre-cervejeiro que começou fazendo cervejas em casa.
Além da fábrica, o espaço também conta com um restaurante onde visitantes podem se deliciar com comidas e beber as cervejas da casa.
O nome e urso do logo da "Bear Republic" faz referência ao urso que estampa a bandeira da California. Originalmente esses elementos foram criados para a primeira versão da bandeira da antiga "República da California". Essa tentativa de criar uma república independente ocorreu em 1846, quando a atual parte sul da California, na época chamada "Alta California", pertencia ao México. Os revoltosos americanos partiram de Sonoma e chegaram a proclamar a república, conquistando a separação do México. Não conseguiram, contudo, consolidar um Estado autônomo, já que 26 dias depois acabaram sendo submetidos aos Estados Unidos.
A "Red Rocket Ale" é uma derivação das 'red ales' escocesas turbinada à moda norte-americana, com muito lúpulo e amargor de 67 IBU.
*Exemplar engarrafado em 1 de agosto de 2013
Translúcida, exibe coloração ferrugem meio marrom avermelhada. No copo forma colarinho bege mediano, porém bastante cremoso e duradouro.
Aroma bastante frutado e adocicado, atravessado por sugestões de compota/geleia de morango. Agradável tostado evoca notas de açúcar queimado seguidas por ecos de tangerina, mouse de maracujá e interessante floral lembrando rosas e alfazema. Imagino que mais fresca deva ter um perfil de lúpulo muito mais vivo.
De corpo médio/alto mostra textura quase licorosa, carbonatação mediana e álcool evidente. Tendo o malte como principal força motriz, despeja no palato ondas de caramelo tostado embaladas por nuances xaroposas de morango em calda, maçã do amor e até mesmo tâmaras cristalizadas. O caráter cítrico/floral do lúpulo sobressai no final maltado, perfumado e resinoso que traz reminiscências de casca de laranja/tangerina. Moderado amargor marca o 'aftertaste' tostado e ligeiramente adstringente.
Uma 'Amber Ale' robusta que tende ao desequilíbrio. Talvez o fato de ter sido envasada há cerca de 9 meses tenha reforçado esta sensação. Mesmo assim, boa cerveja, que será melhor apreciada quando acompanhada de carnes vermelhas, assadas ou ao molho.