A "Anderson Valley Brewing Company" surgiu no ano de 1987, a partir de uma nano cervejaria com capacidade para 10 barris que visava abastecer o brewpub anexo ("The Buckhorn Saloon"). Sua localização é a cidade de Boonville, maior área urbana da região conhecida como "Anderson Valley", a oeste do Condado de Mendocino, norte da California. Um fato curioso a respeito da cidade de Boonvile é o dialeto que ali se fala - o "Boontling". Criado no final do século 19, ele mistura o inglês, gaélico escocês/irlandês, espanhol e "pomoan" - a língua indígena dos nativos. Não obstante, diversos rótulos da cervejaria são batizados com nomes em "Boontling", a exemplo da "Heelch O'Hops" que significa, "um montão de lúpulos". Sua receita leva maltes "Pale Two-Row" e "Victory" com lúpulos "Columbus", "Chinook" e "Cascade".
Coloração âmbar-alaranjada de baixa turbidez. Creme esbranquiçado espesso, denso e consistente, com alta retensão.
Conforme esperado, o lúpulo dá o tom do aroma em nuances frutadas que passam por maracujá e toranja, lembrando ainda carambola e araçá-do-campo. Leves traços herbáceos e florais também aparecem ao fundo.
Como não podia deixar de ser, o paladar é igualmente regido pelos lúpulos que, elegantemente, surfam nas majestosas ondas de malte. No centro do palato, notas açucaradas, frutadas e herbáceas abraçam bem o elevado amargor, com reminiscências de maracujá, geléia de laranja e capim-cidreira, chegando até mesmo a lembrar um chá de boldo adocicado. O conjunto é tão bem amarrado que o elevado teor de álcool pouco se faz notar, gerando somente um agradável aquecimento da garganta ao final de cada gole. O destaque fica por conta do retrogosto longo, amargo e resinoso, com ecos de coentro.
Cerveja apaixonante, que conquistará facilmente o coração dos "hopheads", os loucos por lúpulo. Portanto, caso você não se identifique com essa turma, melhor deixar esta de lado. Um brinde!