A cerveja com o maior teor alcoolico no portfolio da Victory, a V-12 é uma belgian quadrupel disponível o ano inteiro nas garrafonas arrolhadas de 750 ml.
Coloração laranja acobreada e vermelho-escura, translucida, com espuma cremosa marrom-clara com boa persistência e moderada retenção. Linda.
Aroma intenso extremamente frutado: cerejas, figos, damascos, banana e um pouco de cravo. Também percebo um pouco de aroma adocicado de mel.
O sabor começa doce com mel / melaço. Segue com muitas notas do frutadas e cítricas do fermento, principalmente ameixas, uvas-passa e um pouco de banana/cravo. Finaliza com um estranho gosto fenolico e spicy, relativamente amargo e um pouco adstringnte. O alcool é bem presente e um pouco excessivo. No aftertaste novamente o estranho gosto amargo/spicy do fermento.
Corpo pesado e carbonatação alta. Final extremamente seco. O drinkability é prejudicado pelo alcool aparente demais. Mouthfeel bem grudento e um pouco viscoso.
No geral eu esperava bem mais dessa Belgian Ale / Quad da Victory. A aparência e o aroma sao ótimos mas alguns dos subprodutos da fermentação deixaram a cerveja com um gosto forte no final do gole. O alcool tambem é, ao meu ver, excessivo. Esses dois fatores prejudicam demais o mouthfeel e o drinkability.