A cervejaria Southern Tier é muito conhecida pela sua linha de Blackwater, de Imperial Stouts. Para quem é fã de sobremesas ricas, como eu, impossível ficar indiferente a uma série de Imperial Stouts, flavorizadas com café, chocolate, baunilha, etc. A Jah-va é uma delas, uma Imperial Stout com adição de café importado da Jamaica.
Apresentou-se marrom escuro, quase preto, com pouca translucidez, quando servida na taça. Seu creme tinha coloração bege, com uma formação razoável, assim como a duração.
Como não poderia deixar de ser, o delicioso aroma de café domina o olfato, mas de maneira alguma encobre a riqueza dos maltes torrados, que ainda trazem sutis lembranças de chocolate e misturam-se a ésteres que remetem a ameixa. Para contrastar, aromas um pouco mais rústicos, principalmente advindos dos lúpulos, lembrando a terra, madeira e ainda tons defumados.
O equilíbrio magistral se mantém no paladar, com um belo contraste da doçura residual dos maltes e do amargor do café. Tudo isso com um frutado intermediário, e uma lupulagem sutil, que deixa espaço para os maltes brilharem. Tem o corpo deliciosamente oleoso, sedoso e aveludado, com carbonatação mediana, mais ou menos do que se espera de uma cerveja tão rica como esta.
Esta é a segunda cerveja da Southern Tier que provo (a primeira foi a sua Imperial IPA), e ambas mostraram um excelente equilíbrio. Trabalhar com café em cerveja, na minha opinião é muito difícil, geralmente deixando uma acidez muito intensa vinda dos grãos torrados. A Southern Tier conseguiu surpreender, e me deixar com água na boca para provar as outras cervejas da série de cervejas de um dos meus estilos favoritos de cerveja.