Imperial Stout deliciosa vinda diretamente do Oregon. Tem adição de aveia, mel e chocolate holandês. Pode ser uma versão um pouco mais "bombada" da brilhante Chocolate Stout, que já pode ser encontrado em algumas lojas especializadas no país.
Apresentou uma coloração negra, completamente opaca e de aspecto viscoso. Seu creme se formou razoavelmente bem, apresentando coloração marrom e uma duração um pouco mais curta do que eu gostaria.
O aroma de chocolate ao leite é vívido (mesmo sendo adicionado chocolate meio-amargo), assim como na Chocolate Stout "normal", dominando o conjunto. Um pouco mais ao fundo, aromas de baunilha, mel, aveia e avelã. Para contrastar com a doçura dos maltes e os ingredientes adicionados, aromas um pouco mais rústicos de charuto, madeira e tabaco, além de uma sutil esterificação que remete a ameixas.
Tem uma textura completamente aveludada pela altíssima carga de maltes, complementada pela a aveia, que dá a licorosidade que tanto amo nas imperial Stouts. O chocolate continua intenso, mas na boca, traz lembranças de chocolate mais amargo. Amargor este, que persiste por um bom tempo na boca, mesmo com a lupulagem até que um pouco contida. Uma leve presença química que lembra esmalte é sentida. O álcool, muito bem inserido no conjunto. Como já dito, mas valendo a pena lembrar, a cerveja tem uma textura deliciosamente licorosa.
Em linhas gerais, é o tipo de Imperial Stout que eu gosto. Com um amargor sutil, assim como a torrefação dos maltes. Uma textura licorosa e a doçura achocolatada complementando o conjunto. Como gostaria de uma destas para substituir o Nescauzinho de todo dia.