Estados UnidosPedro Bianchi26 de Outubro de 20112581
(Atualizado: 03 de Novembro de 2011)
Avaliação Geral
3.8
Aroma
8/10
Aparência
5/5
Sabor
14/20
Sensação
3/5
Conjunto
8/10
São denominadas Harvest Ales as cervejas de alta fermentação e que fazem o uso de flores de lúpulos recém-colhidos, geralmente seguindo estilos como Pale Ale e IPA. Geralmente são feitas apenas no outono, época em que as florezinhas estão prontas para ser colhidas. A californiana Sierra Nevada, tem o privilégio de ter feito acordo com plantadores de lúpulos neozelandeses, e poder criar sua Harvest Ale em duas versões anuais. Tive a honra de provar a cerveja do hemisfério sul, com lúpulos neozelandeses, que apresentam um bom contraponto entre o frescor cítrico e um rústico herbal.
Apresenta-se de coloração âmbar alaranjado, com boa translucidez. Coroando o líquido, um creme marfim, muito cremoso e duradouro, que vai deixando rastros pelas laterais do copo.
Como não poderia deixar de ser, os lúpulos são as atrações principais, trazendo aromas de laranja, grapefruit e um herbáceo que chegou até a lembrar salsinha. Ao fundo um suave maltado de caramelo e uma leve esterificação que remete a maçã vermelha.
Os maltes continuam sem muita relevância na boca e o lúpulo infesta completamente o paladar com um robusto cítrico/amargo. A acidez é leve, acompanhada de um corpo leve e uma carbonatação média. Ao final, a secura do lúpulo chama para um novo e refrescante gole.
No geral, é uma boa IPA, mas que na minha opinião traz um defeito grave: a falta de malte acaba deixando a cerveja com o amargor do lúpulo em grande evidência, e acaba deixando a americana com a sensação de corpo muito ralo para um IPA.