A Lagunitas Brewing Company é uma cervejaria americana subsidiária da Heineken. 50% de suas ações foram compradas pelo grupo holandês em 2015; e o restante, em 2017. Antes disso, porém, foi uma das maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos.
Sua história tem como figura central Tony Magee - um "homebrewer" que, como tantos outros, fez de seu hobby um negócio. Inaugurada em 1993, a fábrica foi inicialmente montada na cidade de Lagunitas, na Califórnia, vindo a ser transferida apenas um ano depois para Petaluma, no mesmo estado. Em 2014, ainda sob o comando de Magee, uma segunda grande fábrica foi inaugurada em Chicago.
OPERAÇÃO BRASILEIRA
Em 2019, a marca Lagunitas chegou oficialmente ao Brasil com a produção nacional de um único rótulo: Lagunitas IPA.
DAYTIME SESSION IPA
Session IPA de 31 IBUs feita com malte de cevada, malte de trigo, aveia e lúpulo.
Lançada no mercado brasileiro no segundo semestre de 2025, trata-se da segunda cerveja da marca feita aqui mesmo.
*Unidade produzida na fábrica da Heineken de Itu (SP, a antiga Schincariol).
Líquido amarelo pálido, brilhante. No copo, forma dois dedos de colarinho branco de média persistência.
Aroma dominante de lúpulo, passando por lima, flor de limoeiro e sutil cannabis. Nuances neutras de malte aparecem, discretas, em segundo plano.
O sabor traz notas de lima, limão e leve pinho carregadas por uma base delicada de malte com toques de cereais. Um amargor firme marca o final bem sequinho, predominantemente cítrico e floral. De corpo baixo e média carbonatação, desce fácil que só vendo.
Cerveja agradável, extremamente refrescante. O preço não ajuda, mas é boa.